A riqueza do vocabulário do português brasileiro é um reflexo da diversidade cultural e histórica que moldou a língua ao longo dos séculos. Entre as várias influências que contribuíram para essa diversidade, está a herança africana. Palavras que usamos cotidianamente muitas vezes têm suas raízes em línguas africanas, trazidas ao Brasil pelos africanos durante o período colonial.
Dengo
A palavra “dengo” tem origem na língua kikongo, falada na região do Congo e norte de Angola. O termo “ndengu” em kikongo carrega significados como doçura, carinho, atenção, amor ou cuidado.
Cambada
A palavra “cambada” tem origem na língua kimbundu e vem de “kamba”, que significa amigo ou companheiro. Com o tempo, o significado de “cambada” no português brasileiro evoluiu, adquirindo conotações diversas. No uso moderno, a palavra “cambada” frequentemente tem uma conotação pejorativa, referindo-se a um grupo de pessoas vistas de maneira negativa, como em “cambada de preguiçosos” ou “cambada de ladrões”.
Capanga
A palavra “capanga” tem origem na língua kimbundu, derivando do verbo “kubanga” que significa lutar. No português brasileiro, “capanga” pode se referir a um guarda-costas ou segurança particular, e também pode ser usada de forma pejorativa para se referir a um bandido ou alguém que realiza tarefas ilegais a mando de outro.
Muvuca
A palavra “muvuca” tem origem na língua kikongo, do termo “mvuka” que significa aglomeração, multidão ou reunião de pessoas. No português brasileiro, “muvuca” é usada para descrever uma situação de confusão, barulho, aglomeração desordenada de pessoas, ou um lugar onde há muita gente e movimentação.
Beleléu
A palavra “beleléu” tem origem na língua kimbundu, vindo do termo “mbalale” que significa sepultura ou campa onde se enterram pessoas. No português brasileiro, “beleléu” é uma expressão popular usada para indicar que algo foi destruído, desapareceu ou deixou de existir. Quando se diz que algo “foi para o beleléu”, significa que aquilo foi perdido ou arruinado.
Já falamos aqui sobre a etimologia de “beleléu”.
Babá
A palavra “babá” tem origem na língua kimbundu, derivando do verbo “kubaba” que significa acalentar ou embalar uma criança para adormecer.
Caçamba
A palavra “caçamba” tem origem na língua kimbundu, vindo do termo “kisambu” que significa “cesto grande”. No português brasileiro, “caçamba” refere-se a um grande recipiente, frequentemente utilizado em veículos de carga para transportar materiais como areia, entulho e outros itens volumosos.