O termo vem diretamente do italiano cantina, onde designa um espaço subterrâneo ou semissubterrâneo, utilizado para guardar vinhos, alimentos ou mantimentos. Em muitas casas italianas tradicionais, especialmente no campo, a cantina é uma espécie de adega ou porão, ideal por sua temperatura fresca e constante.
Na Itália, cantina não se refere a um restaurante. O equivalente ao que chamamos de “cantina italiana” no Brasil é, na verdade, a trattoria – um restaurante familiar, informal e acessível. O uso brasileiro da palavra teria se consolidado graças à presença de imigrantes italianos que, ao abrirem seus pequenos restaurantes nos subsolos de edifícios em São Paulo, chamavam esses espaços de cantine. O nome pegou.
Portanto, “cantina” possui o significado original, em italiano, de “local subterrâneo para conservar o vinho”. Mas antes disso a origem é controversa, sendo objeto de várias hipóteses.
Origem da palavra
A origem da palavra cantina no italiano é considerada incerta, mas existem algumas hipóteses.
Latim vulgar: quintana
Uma das teorias mais aceitas é que cantina derive do latim vulgar quintana, nome dado a uma rua transversal nos acampamentos militares romanos (castra), situada entre as tendas da quinta fileira (quinta cohors). Essa via era usada como mercado onde os soldados podiam adquirir suprimentos, especialmente vinho. Com o tempo, quintana passou a significar pequeno centro de abastecimento, venda de vinhos ou mesmo casa rural.
No latim medieval, o termo continuou se expandindo semanticamente, chegando a designar também locais de armazenamento, zonas agrícolas e até pequenos espaços subterrâneos usados como fossas ou depósitos.
Relação com quinta e topônimos
Esse mesmo termo quintana deu origem, em português e espanhol, à palavra “quinta”, usada para designar casas de campo com terrenos agrícolas.
Quintana com o significado de casa rural e centro de abastecimento é frequentemente encontrada na língua espanhola, inclusive para nomear lugares da Espanha como Quintanar, Quintanar de la Orden, Quintanar del Rey, etc.
Isso reforça a ideia de que o termo passou a carregar o sentido de lugar de abastecimento ou de produção rural – o que dialoga com a função original de armazenamento da cantina.
Da mesma família existia o masculino do plural quintani, que eram os soldados da 5ª legião.
Do latim vulgar quintana, chegou-se ao português antigo quintãa, que originou quintã. Este termo evoluiu foneticamente, com recuo do acento e desnasalização do ã. São frequentes em Portugal e na Galícia as variantes Quintã e Quintana, com diversos derivados: Quintães, Quintanas, Quintanelas, Quintanilha, Quintão, Quintinhos, entre outros.
Hipóteses alternativas (menos aceitas)
Outras hipóteses apontam para possíveis raízes no celta (cantus, “borda”) ou no latim cantonis (“canto”, “borda”), sugerindo que cantina poderia se referir originalmente a um “espaço pequeno, reservado, no canto”. Embora interessantes, essas teorias têm menos respaldo histórico e linguístico.
Trattoria
A palavra trattoria vem do francês traiteur (aquele que prepara e vende refeições), derivado do verbo traiter (“tratar, cuidar de”), que por sua vez vem do latim tractare, “manejar, cuidar, tratar, “tomar conta”.
Esse significado de “cuidar de alguém” foi transferido para o contexto da comida: o trattore seria a pessoa que cuida da alimentação, que oferece refeições com atenção e carinho.
Trattoria x Osteria x Ristorante
Na Itália, há uma distinção sutil (mas importante!) entre os diferentes tipos de locais para comer:
- Ristorante: mais formal, com menu completo, vinhos refinados, serviço profissional e ambiente sofisticado.
- Trattoria: informal e familiar, com pratos regionais, ambiente acolhedor e preços mais baixos.
- Osteria: tradicionalmente um local simples onde se servia principalmente vinho e alguns petiscos ou pratos rápidos. Hoje, muitas osterie se reinventaram e podem se parecer com trattorias.
Procurando um professor de idiomas?
Aprenda um novo idioma no seu ritmo, com aulas personalizadas e um professor que se encaixa no seu orçamento e agenda. Comece hoje mesmo!
Ver professores disponíveis