Assédio possui uma origem etimológica complexa e debatida entre estudiosos. Uma das hipóteses mais aceitas é que derive do latim obsidium, que significa “cerco” ou “sítio”, relacionado ao verbo obsidere – “cercar”, “ocupar um lugar de forma insistente” ou “não se afastar”. Esse verbo é composto por ob- (prefixo que indica oposição ou proximidade) e sedere (“sentar”). Assim, a ideia original remetia a um ato de se posicionar diante de alguém ou algo de forma insistente, ou opressiva.
Outra possível raiz está em adsedium, forma vulgar usada no latim tardio, que também incorporava a noção de permanência ou insistência em um determinado lugar.
Com o tempo, esse conceito se expandiu do sentido militar, de cercar uma cidade ou local, para descrever comportamentos humanos de insistência ou pressão. Essa transição semântica é comum em muitas línguas, refletindo como certos comportamentos sociais passam a ser nomeados com base em metáforas espaciais ou de confronto.
No uso contemporâneo da língua portuguesa, o termo “assédio” se refere a qualquer comportamento repetitivo, indesejado e constrangedor direcionado a uma pessoa, que comprometa sua integridade emocional, psicológica ou física, sendo um crime.
Procurando um professor de idiomas?
Aprenda um novo idioma no seu ritmo, com aulas personalizadas e um professor que se encaixa no seu orçamento e agenda. Comece hoje mesmo!
Ver professores disponíveis