Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma palavra inventada como uma brincadeira que, por se tornar relativamente conhecida e divulgada, acabou por ser tomada como séria por muitas pessoas que não conhecem a sua origem.

A hipopotomonstrosesquipedaliofobia seria um distúrbio que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de se pronunciar palavras grandes ou complicadas. Carateriza-se pela aversão ou nervosismo, em momentos nos quais o indivíduo deve mencionar palavras longas ou de uso pouco comum (discussões técnicas, médicas, científicas, etc.), assim como evitar ou não referir palavras estranhas ao vocabulário coloquial.

Esta fobia pode ser causada pelo medo de pronunciar incorretamente a palavra, já que isto representa uma possibilidade de que a pessoa fique em desvantagem, seja visto como alguém de cultura inferior ou pouco inteligente, perante os seus iguais. Muitas vezes, esta fobia vem acompanhada de timidez social e medo de ser ridicularizado.

A própria palavra hipopotomonstrosesquipedaliofobia representa certa ironia, visto que, além de ser longa e estranha, indica uma fobia a palavras semelhantes. Justamente por isso, para evitar problemas, as abreviaturas equipedalofobia e sesquipedaliofobia também são utilizadas.

Formação da palavra

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é constituída dos seguintes elementos:

Hipopoto vem do grego hippo-potamos, que significa “cavalo-do-rio” (= “hipopótamo”). “Monstro” é a palavra latina para “monstruoso”. Sesquipedali é uma forma mutilada do latim sesquipedalian que significa “palavra grande” (literalmente, “um pé e meio de largura” em latim). Fobia significa “medo”.

Linguisticamente falando, o termo correto para “fobia de palavras longas” é megalologofobia (usando-se os prefixos gregos megalo e logos) ou sesquipedalofobia (usando-se o prefixo latino sesquipedalis).

Compartilhar