Burocracia tem sua origem no francês bureaucratie, termo criado no século XVIII por Jean-Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay. Esse termo combina bureau (“escrivaninha” ou “local de trabalho”) com o sufixo de origem grega -kratia, que significa “poder” ou “governo”.
O termo bureau, por sua vez, deriva do latim popular bura, do latim culto burra, que significava “lã grosseira”. Essa mesma raiz deu origem à palavra burel, um tipo de tecido usado em hábitos de frades. Acredita-se que o uso desse tecido sobre mesas tenha levado os franceses a nomear a escrivaninha como bureau.
No século XVIII, a burocracia surgiu como um sistema de organização administrativa que buscava tornar a gestão pública mais eficiente, estabelecendo uma hierarquia mínima essencial. No entanto, com o passar do tempo, principalmente no século XIX, esse sistema se expandiu excessivamente, resultando em um aumento de controles e regulamentações que, em muitos casos, dificultaram os processos administrativos. Esse crescimento desmedido da burocracia também gerou críticas, associando-a à morosidade, à criação de obstáculos artificiais, provavelmente a fim de “vender” facilidades, e ao favorecimento de práticas questionáveis, como o nepotismo, a corrupção e o empreguismo.
Procurando um professor de idiomas?
Aprenda um novo idioma no seu ritmo, com aulas personalizadas e um professor que se encaixa no seu orçamento e agenda. Comece hoje mesmo!
Ver professores disponíveis