Wikipedia e Google – traduções automáticas na plataforma

Wikipedia e Google – traduções automáticas na plataforma

Wikipedia fecha parceria com Google Tradutor para traduções automáticas na plataforma

Existem mais de 7 mil idiomas no mundo. Na Wikipedia você encontra artigos em 300 deles. Isso representa apenas 4%.

Considere o idioma árabe, com mais de 420 milhões de falantes, é uma das línguas mais faladas. No entanto, apenas 3% do conteúdo da internet está disponível em árabe. Pense no zulu, com mais de 12 milhões de falantes – mas apenas 1 mil artigos na Wikipedia.

A Plataforma foi criada com o propósito de fornecer conhecimento do mundo, de graça, para todos, em seus próprios idioma. Há portanto um grande caminho pela frente, mas eles anunciaram recentemente uma parceria que vai ajudar muito neste objetivo.

A Wikimedia Foundation, empresa detentora da Wikipedia, acaba de anunciar que fechou parceria com a Google para fornecer traduções mais rápidas dentro da plataforma, além de aumentar a quantidade de idiomas suportados.

A Wikimedia vai integrar o Google Tradutor, um dos maiores serviços de tradução existentes, na sua ferramenta própria de tradução de conteúdo que já existe há 4 anos. Com a incorporação, a Wikipedia passa a suportar 15 idiomas adicionais, chegando ao total de 121.

A ferramenta da Wikipedia faz a tradução automática inicial de um artigo, que é revisado e finalizado por editores humanos. Até então, quase 400 mil páginas já foram traduzidas no total e os artigos podem ser encontrados em cerca de 300 idiomas. Somente no ano passado, a Wikipedia registrou mais de 190 bilhões de visitas.


Fonte: You can now use Google Translate to translate articles on Wikipedia (em inglês)