O Google lançou o Endangered Languages Project (Projeto “Idiomas em risco”) serviço que aspira preservar línguas ameaçadas de extinção. Para o projeto, a companhia de buscas contou com a colaboração da Aliança para a Diversidade Linguística, uma organização voltada aos idiomas em risco.

Um esforço para proteger a diversidade linguística global

O site vai catalogar 3.000 línguas. Cada idioma listado no serviço conta com uma página própria e com vídeos que mostram falantes da língua. O perfil reúne ainda dados sobre o idioma e uma área onde os visitantes podem fazer o upload de documentos relacionados ao assunto.

As informações do Endangered Languages Project são organizadas por regiões e foram separadas em diferentes níveis de ameaça. “O Google tem um papel importante, mas nosso objetivo no longo prazo é que a liderança do projeto fique nas mãos de especialistas em preservação de línguas”, afirmam Clara Rivera Rodriguez e Jason Rissman, líderes do Endangered Languages Project. “Em poucos meses, a Eastern Michigan University tomará as rédeas do projeto”.

O serviço pode ser acessado, em português, através do endereço endangeredlanguages.com

Compartilhar