Um país que valoriza a sua cultura e valores; o principal destino turístico do mundo; o maior vencedor do Prêmio Nobel de Literatura – conheça algumas curiosidades sobre a França.

1. Na época do Império Romano o território da atual França era chamado de Gália (a terra dos bravos gauleses Asterix e Obelix). O nome do país vem da tribo germânica dos francos, cujo nome significa “homens livres”.

2. A França é o maior país da União Europeia e o terceiro da Europa, atrás da Ucrânia e da gigantesca Rússia.

3. O País é conhecido como L’Hexagone (“O hexágono”), devido ao formato de seu território, e possui 551.000 quilômetros quadrados de território.

4. A língua francesa é falada por mais de 200 milhões de pessoas em 32 países.

5. As três cores da bandeira francesa simbolizam os ideais da Revolução Francesa: Liberdade (Liberté), igualdade, (Égalité) e fraternidade (Fraternité). Representam também o poder legislativo, executivo e do povo.

6. Chamado de La Marseillaise (A Marselhesa, em francês), o hino nacional foi composto em 1792 por um oficial do exército chamado Claude Joseph Rouget de Lisle. O hino recebeu esse nome por ser popular entre as unidades do exército de Marselha durante a Revolução Francesa.

7. A França é o país mais visitado do mundo, recebendo anualmente por volta 82 milhões de turistas.

8. Entre as atrações mais visitadas da França está um cemitério. O cemitério Père Lachaise atrai milhões de turistas ávidos por conhecer os túmulos das cerca de 250 personalidades lá sepultadas, como a cantora Édith Piaf, o compositor Frédéric Chopin e o educador Allan Kardec.

9. A França está dividida em 26 regiões administrativas, sendo 22 na parte europeia e quatro ultramarinas. As principais regiões da França continental são: Alsácia, Bretanha, Borgonha, Lorena, Alta Normandia, Baixa Normandia, Provença, Aquitânia, Centro e Córsega, entre outras. A França de ultramar é formada por Guadalupe, Martinica, Reunião e Guiana Francesa.

10. A Guiana Francesa é um enclave da França localizado na América do Sul. Ela faz fronteira com os estados brasileiros do Amapá e Amazonas.

11. As cidades mais populosas da França são Paris, Marselha, Lyon, Toulousse, Nice, Nantes, Estrasburgo, Montpellier, Bordeaux e Lille. Paris, a capital, possui mais de 2 milhões de habitantes.

12. Muitas palavras usadas no vocabulário brasileiro são de origem francesa, como: ateliê, balé, batom, cabaré, camelô, carnê, chalé, champanhe, complô, filé, garçom, lingerie, maiô, metrô, perfume, pivô, purê, sutiã, toalete e tricô. Já falamos aqui de palavras de origem francesa no português.

13. Empresas francesas que atuam no Brasil: Renault, Peugeot, Citroen, Rhodia, Carrefour, Danone, Saint-Gobain, Alcatel, Accor, FNAC, Sanofi, Bonduelee, Leroy Merlin e Michelin.

14. Os franceses são os maiores produtores e exportadores de vinhos do mundo. Também estão entre os grandes consumidores. Algumas das uvas consideradas nobres são francesas: chardonnay, cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec, merlot, pinot meunier, pinot noir…

15. O autêntico champanhe (uma espécie de vinho espumante) é produzido na região de Champanhe-Ardenne, na França.

16. Os franceses são grandes produtores e consumidores de queijo. Existem mais de 400 variedades do produto no país. Alguns dos mais conhecidos: Camembert, Roquefort, Brie, Caprice des Dieux e Raclette.

17. A França é um dos maiores produtores mundiais de produtos de luxo. A empresa voltada para o segmento de luxo mais conhecida é a LVMH, uma grande produtora de bolsas, vestuário, bebidas e jóias. As marcas mais famosas da LVMH são: Louis Vuitton, Moët & Chandon, Dom Pérignon, Marc Jacobs, TAG Heuer, Hennessy, Veuve Clicquot, Fendi, Donna Karan, Givenchy, Sephora, Marc Jacobs e Kenzo.

18. Os pintores franceses mais conhecidos são: Nicolas Poussin, Jacque-Louis David, Eugène Delacroix, Gustave Courbet, Jean-Auguste Dominique Ingres, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin, Paul Cézanne, Auguste Renoir, Claude Monet, Edgar Degas, Georges Braque e outros.

19. Os franceses desconhecem a receita do nosso “pão francês”. A receita surgiu no início do século XX, na época da I Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros ricos que voltavam de viagem a países da Europa, provavelmente inspirados na baguete francesa. Ela só surgiu no início do século XX e difere da receita do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

20. Na França, os tradicionais bolinhos de chuva (como são conhecidos no Brasil) são chamados de pet de nonne – “peido de freira”.

21. A melhor época para visitar a França é de abril a setembro. As temperaturas máximas no verão (entre junho e setembro) chegam, em média, aos 25 °C (inclusive em Paris). No Sul, as máximas se aproximam dos 30 °C no verão. Só há um problema: é justamente no verão que o fluxo de turistas aumenta, os hotéis ficam cheios, as filas dos museus aumentam.

22. “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” (Liberté, Égualitié, Fraternité) é o lema nacional da França, criado na época da Revolução (1789-1799) e acrescentado às constituições de 1946 e 1958. Você o encontrará em moedas, selos postais e logos do governo.

23. O exército francês foi o primeiro a usar camuflagem, durante a Primeira Guerra Mundial.

24. Aproximadamente um milhão de franceses que moram perto da fronteira com a Itália fala italiano. O francês é o segundo idioma mais falado da Europa, depois do alemão (o que é um ótimo motivo para estudá-lo).

25. Pelo menos 40% das canções tocadas nas rádios devem ser francesas, por força da lei.

26. A primeira exibição pública de um filme foi feita pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière em 28 de dezembro de 1895. A invenção deles, cinématographe, se tornaria o cinema.

27. O primeiro transplante de coração artificial e o primeiro transplante de rosto do mundo aconteceram na França.

28. Os franceses inventaram o sistema métrico e o método decimalizado de contar e pesar.

29. A França ganhou mais Prêmios Nobel de Literatura do que qualquer outro país.

30. A mais antiga gravação de voz humana é francesa – um segmento de dez segundos de Au Clair de la Lune, gravado pelo inventor Édouard-Léon Scoot de Martinville em 1860, usando o sistema criado por ele, o fonoautógrafo, que registrava som em papel, visualmente. O papel foi descoberto em Paris em 2008 e, com a ciência moderna, foi possível reproduzir a gravação pela primeira vez.

31. “A la recherche du temps perdu” (Em busca do tempo perdido), de Marcel Prost, é um dos maiores romances do mundo, formado por 13 volumes de mais de 3.000 páginas no total.

32. A câmera de aparelho celular foi inventado na França em 1997. O empresário de tecnologia francês Philippe Kahn improvisou uma invenção que seria a semente das câmeras com celulares

33. O francês foi o idioma oficial da Inglaterra por aproximadamente 300 anos, entre 1066 e 1362.

34. Paris já foi dominada por romanos e chamada de Lutetia.

35. A França foi o primeiro país a introduzir a chapa de matrícula para veículos em 14 de agosto de 1893, seguido pela Alemanha em 1896. O primeiro país conhecido a introduzir uma placa de identificação de âmbito nacional foram os Países Baixos em 1898. Inicialmente, essas placas eram numeradas sequencialmente, começando em 1, mas isso foi alterado em 1906.

36. Todos os champanhes são produzidos na região de Champagne; caso contrário, são chamados apenas de espumantes.

37. A França foi o primeiro país a introduzir um sistema público de transporte – em 1660, um sistema de carruagens circulava por Paris em horários e trajetos fixos. O conceito foi desenvolvido por Blaise Pascal.

38. A Seleção Francesa já conquistou duas Copas do Mundo, duas Eurocopas e duas Copas das Confederações. Nas últimas décadas se tornou uma potência do esporte, embora o campeonato local não esteja entre os principais da Europa.

39. Algumas invenções importantes para a humanidade são atribuídas a franceses, como a comida enlatada, o sistema de escrita e leitura em braile, o estetoscópio, além do secador de cabelo.

40. Desde 1789 que a liberdade religiosa é permitida no país. O catolicismo domina, com 47% da população, seguido do islâmico, que tem pouco mais de 5%, cerca de 40% da população não frequenta igrejas.

41. Um dos monumentos mais conhecidos é a Torre Eiffel, erguida entre 1887 e 1889.

42. O Museu do Louvre foi inaugurado em 1793.

Bandeira Francesa: A Tricolor

A bandeira francesa é chamada de “Tricolor” ou “bleu, blanc, rouge”. Ela nasceu logo depois da Revolução de 1789 e passou a ser consagrada mundialmente com um ícone de liberdade.

O Azul e o vermelho foram as cores usadas pelos cidadãos parasienses que tomaram e destruíram a prisão da Bastilha. A criação da bandeira é atribuída ao Marquês de Lafayett, que acrescentou o branco real às duas cores. Lembrando do lema francês, as cores representam também Liberdade (Liberté), Igualdade, (Égalité) e Fraternidade (Fraternité), na ordem da bandeira.

Na época da Revolução, a bandeira nacional era inteiramente branca, cor da dinastia dos Bourbon. Por isso, Lafayette uniu o branco real às duas cores. O novo estandarte foi utilizado pela primeira vez em 17 de julho de 1789, durante uma visita do rei a Paris, significando uma reconciliação entre o rei e a cidade.

Curiosidade: Quando a bandeira francesa foi criada, o azul e o vermelho ocupavam justamente os lados opostos dos atuais. A mudança foi feita apenas quatro anos depois…

Museus e monumentos mais visitados de Paris

Qual é a atração mais visitada de Paris? A resposta mais óbvia seria a Torre Eiffel, mas a resposta correta é a Catedral de Notre-Dame. Segundo relatório do Office du tourisme et des congrès de Paris, a igreja recebeu 13,6 milhões de visitantes em 2010 enquanto a torre atraiu 6,7 milhões. Em segundo lugar, veio a Basília do Sacré-Coeur (10,5 milhões de visitantes).

Mesmo quando são excluídos os pontos turísticos gratuitos, como a Notre-Dame e a Sacré-Coeur, a torre não atinge o topo da lista. A liderança entre museus e monumentos que cobram ingresso é ocupada pelo Louvre (8,3 milhões de visitantes). Veja a lista completa abaixo (dados de 2011):

  1. Notre-Dame de Paris 13.650.000
  2. Basílica do Sacré Coeur 10.500.000
  3. Museu do Louvre 8.346.361
  4. Torre Eiffel 6.700.000
  5. Centre Pompidou 3.130.000
  6. Museu d’Orsay 2.985.510
  7. Cité des sciences et de l’Industrie 2.867.000
  8. Capela de Notre-Dame de la médaille miraculeuse2.000.000
  9. Museu de História Natural 1.951.456
  10. Grand Palais 1.542.017

Museu do Louvre

Localizado no primeiro arrondissement (distrito) de Paris, o Louvre fica às margens do Rio Sena e é um ponto de referencia tanto para Parisienses como visitantes internacionais, já que fica onde era o antigo Palais des Tuileries.

O Museu do Louvre é famoso mundialmente e um símbolo da forte cultura francesa, que dá alto valor às artes. O museu é considerado um dos maiores e também é o mais visitado de todo o mundo, com uma media de 15 mil visitantes por dia.

O Museu do Louvre é tão extenso que demoraria semanas para se ver toda a coleção que ele expõe. São mais de 380 mil objetos e apresenta 35 mil objetos divididos em 8 áreas: Antiguidades Egípcias, Antiguidades do Oriente Próximo, Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas; Arte Islâmica; Escultura; Artes Decorativas; Pinturas; e finalmente Gravuras e Desenhos. Se contarmos todos os objetos o Louvre cobre mais de 8 mil anos de história da humanidade.

Nele estão inúmeras obras primas de pintores, escultores, e artistas importantes de todas as épocas incluindo trabalhos de Ticiano, Rembrandt, Michelangelo e Goya. O Louvre abriga obras de importante impacto como a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e é claro, não podemos esquecer da pintura mais famosa dentro do Louvre: a Gioconda, mas talvez você a conheça pelo nome de Mona Lisa.

Buscando um professor de francês?

Aprenda de forma flexível e personalizada! Nós temos o professor particular que se adapta ao seu orçamento e agenda.

Ver professores de francês
Compartilhar