Vamos lá, fique sabendo desde já, a pronúncia aproximada: Charrr-Li Êb-dô

Um pouco de história

Charlie Hebdo é um jornal semanal satírico francês. O nome Charlie Hebdo foi derivado de uma revista de história em quadrinhos mensal chamada Charlie Mensuel (Charlie Mensal). Charlie tomou o nome de Charlie Brown, o personagem principal de Peanuts (um dos quadrinhos publicados originalmente em Charlie Mensuel), e também foi uma piada interna sobre Charles de Gaulle.

Charlie Hebdo ganhou notoriedade internacional em janeiro de 2015, quando foi alvo de um atentado terrorista devido às suas representações satíricas. Esse trágico evento destaca o impacto que a sátira pode ter na sociedade e na liberdade de expressão.

E um pouco de Etimologia

A palavra hebdo tem origem no radical grego hepta (número 7), já que se trata de uma publicação semanal. É a abreviação da palavra francesa: hebdomadair (semanal).

Em português, também temos a palavra hebdomadário, original do latim hebdomadarius, “aquele que desempenha ofício uma vez por semana”, que por sua vez, vem do grego hebdomos, “sétimo”. Por extensão, se aplica ao periódico que sai uma vez por semana.

Compartilhar