À primeira vista, pode parecer que a palavra “hambúrguer” seja a combinação das palavras “ham” (presunto) e “burger”. Isso leva muitos a presumirem que um hambúrguer contenha presunto. No entanto, a realidade é bem diferente.

A palavra “hambúrguer” tem suas raízes na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Lá, era comum uma iguaria chamada “Hamburg steak”, que consistia em uma massa redonda e fina feita de carne moída, misturada com cebola e ovos, e depois frita. Esse prato já era apreciado na região báltica há séculos.

Quando o “Hamburg steak” foi levado para os Estados Unidos por imigrantes alemães, saídos do porto de Hamburgo, o nome foi encurtado para “hamburger”. A ideia de comer a carne dessa forma se popularizou rapidamente no novo país, e para evitar confusões com “ham” (presunto), surgiu o termo “burger”, também era chamada de “beefburger”.

Hoje, existem inúmeras variedades de hambúrgueres, cada uma com ingredientes diferentes, como o cheeseburger (com queijo), chickenburger (com frango) e vegeburger (vegetariano). Normalmente, os hambúrgueres são servidos em um pão redondo conhecido em inglês como “bun”.

É importante notar a grafia correta da palavra em inglês: “hamburger”, sem a letra “u” após o “g”. A forma abrasileirada “hambúrguer” muitas vezes leva a erros ortográficos em inglês, portanto, atenção à escrita correta.

Compartilhar