Por que o cachorro-quente tem esse nome? Bem, é uma história que dependeu de muita gente criativa e até rende um filme. O protagonista? Um cachorrinho da raça Dachshund (também conhecida como “bassê”). Vamos aos coadjuvantes:

O Cozinheiro Alemão

Na cidade de Frankfurt, na Alemanha, um cozinheiro famoso por suas salsichas tinha um cão da raça Dachshund e, pela semelhança física, suas salsichas foram apelidadas de Dachshund e o nome pegou.

O Alemão Prejudicado

Em 1904, em St. Louis, EUA, o alemão Anton Feuchtwanger estava com problemas para vender suas salsichas Dachshund – ninguém conseguia segurá-las por estarem quentes e distribuir luvas dava prejuízo. Com o cunhado padeiro, desenvolveu um pão que segurasse a salsicha. Aí, sim, as vendas emplacaram e eles inventaram o “sanduíche de salsicha”.

O Comerciante no Estádio

Em 1906, durante um jogo em Nova Iorque, o comerciante Harry Stevens não conseguia vender seus sorvetes e refrigerantes por estar muito frio. Comprou correndo salsichas e pão, improvisou um compartimento com água quente que mantinha as salsichas aquecidas, e saiu vendendo os sanduíches de salsicha. Ele gritava: “Comprem suas salsichas Dachshund enquanto estão quentes!”

O Cartunista Apressado

Este mesmo jogo estava Tad Dorgan, um famoso cartunista que precisava enviar sua charge com urgência para o jornal. Ao ouvir os gritos do vendedor, desenhou rapidamente um cachorrinho da raça Dachshund abraçado pelo pão. Como não sabia escrever “Dachshund”, só colocou “Get your hot dog!” (Pegue seu cachorro-quente).

A charge fez sucesso, o nome pegou e final feliz!

Compartilhar