É chamado de foca todo o jornalista recém-formado em início de carreira e ainda inexperiente. Foca vem da palavra latina fócula, utilizada para designar “ignorantes próximos do poder e subservientes ao extremo”.
“O foca sempre entra numa fria”, “aprende rápido a realizar pequenas tarefas em troca de poucas sardinhas”, “fica boiando o tempo todo”, “ele tem um ar puro, inocente”. Estas são algumas das trezentas frases a respeito.
Origem do termo
Não se sabe ao certo qual a origem do apelido. Nos Estados Unidos é cub, que em inglês significa filhote. A palavra cub também designa os escoteiros novatos, os lobinhos.
Um famoso texto do jornalista Valdir Sanches conta narra com um certo humor qual seria o real motivo do uso do nome: “Consta que o apelido vem dos remotos tempos do flash a magnésio. Os fotógrafos dos jornais preparavam suas máquinas: focavam e deixavam o obturador (uma pequena “janela”) aberto. Quando todos estavam prontos, alguém riscava um fósforo numa placa de magnésio e ela “explodia” num clarão. Essa luz passava pelo obturador aberto e impressionava a chapa, o avô do filme.
Ocorre que alguns fotógrafos, inexperientes, demoravam para preparar a máquina — e atrasavam os outros. “Pera aí, estou focando.” E os outros: “Foca logo, caramba”. E mais tarde… “Ih, lá vem o foca”. Pelo menos essa é a história conhecida entre os jornalistas.