Quase metade da população mundial fala apenas um dos dez idiomas como língua nativa. Então, quais são as 10 línguas mais faladas do mundo? Descubra a seguir!

Determinar quais os idiomas mais falados no mundo é uma tarefa mais difícil do que se imagina. Nós podemos dizer com certeza que chinês (mandarim), inglês, espanhol e árabe vão aparecer na lista, e mais ou menos em qual ordem. Mas há sempre algumas surpresas. Você diria que bengali está no top 10?

Um pequeno aviso: atribuir dados na forma de “x milhões de falantes nativos” para qualquer uma dessas línguas é praticamente impossível, pois o que constitui um idioma, um dialeto ou um subdialeto também é altamente contestável. Mesmo quando linguistas estabelecem um critério baseado em similaridades, o que possibilita mensurar isso? Quão similar é o inglês falado na Escócia e no centro de Baltimore (EUA)?

A discussão se torna ainda mais polêmica se pensarmos que o que conhecemos por chinês, por exemplo, corresponde a uma família de idiomas convenientemente agrupados a partir de um critério arbitrário. O mesmo acontece com o hindi, que é um idioma que abarca inúmeros dialetos e subdialetos. Mas, enfim, quem não ama uma boa lista, não é mesmo?

Chinês

Os números variam bastante — o site Ethnologue coloca o número de falantes nativos em cerca de 1,2 bilhões, desse total mais ou menos 1 bilhão fala mandarim. Se você quer aprender um idioma falado por 1 a cada 6 pessoas no mundo, esse é para você.

Mas atenção: o chinês é uma língua tonal e de ideogramas. Aprender isso pode tomar um pouco do seu tempo (e da sua paciência e motivação). Porém, razões não faltam para você querer aprender esta língua.

Espanhol

Se olharmos apenas para os falantes nativos, o espanhol fica na frente do inglês com mais ou menos 400 milhões de falantes. Se você quiser um idioma que vai abrir continentes para você, espanhol é uma aposta certa.

Como todas as línguas desta lista, a política do idioma e a identidade associada a ele são altamente disputadas: pergunte a falantes de catalão ou quéchua se espanhol é o seu idioma nativo, e você vai ouvir respostas bem diferentes.

Mas o espanhol é, com certeza, a primeira língua da maioria dos países da América do Sul e Central, da Espanha e também de algumas regiões dos EUA.

Inglês

O inglês possui 360 milhões de falantes nativos e aproximadamente 500 milhões de pessoas que falam o idioma como segunda língua. Isso indica o sucesso extraordinário do inglês como a língua comum de negócios, viagens e relações internacionais.

A relativa facilidade com que o inglês pode ser aprendido (especialmente se comparado com chinês) e o poder não tão sutil que a cultura norte-americana exerce são indicativos que o inglês continuará a dominar o palco global por muitos anos. Para algumas pessoas, o idioma é ainda o símbolo de oportunidades e melhoria de qualidade de vida.

Hindi

A Índia possui 23 idiomas oficiais, com o hindi/urdu ocupando a liderança. Seja um idioma, hindustani, ou dois dialetos, essas definições são facilmente contestáveis. Falado em sua maioria no Norte da Índia e em algumas regiões do Paquistão, o hindi utiliza a escrita devnagri, enquanto o urdu usa a persa.

O idioma ainda é alvo de um debate sobre a educação na Índia: o primeiro-ministro Narendra Modi, um nacionalista, propôs a adoção do hindi no lugar do inglês, como a primeira língua oficial para se comunicar e educar, nos estados do sul da Índia, uma estratégia que encontrou bastante resistência.

Se você algum dia viajar para a Índia, um pouco de hindi vai ajudar bastante. Na verdade, alguma ideia sobre esse idioma você já tem: vem do hindi palavras como shampoo, jungle, jodhpurs e bangalow.

Árabe

Números recentes colocam o árabe com cerca de 250 milhões de falantes nativos. Mas essa é outra instância de números que não contam toda a história: o árabe, assim como chinês, é tão vasto e diferente em seus respectivos dialetos que foi eficientemente agrupado só para o bem da conveniência.

O árabe padrão moderno é a forma primária escrita, relacionado intimamente com o clássico árabe do Alcorão. No entanto, as formas faladas de árabe, digamos, em Oman e Marrocos são tão diferentes que alguns professores de filosofia desses países são capazes de discutir pontos refinados de textos antigos, mas, ao mesmo tempo, podem ter muitas dificuldades em apenas pedir um almoço.

Português

Assim como os demais idiomas que integram essa lista, a expansão do português, assim como todas as línguas que compões essa lista, esteve intimamente relacionada com a colonização.

No entanto, o modo como os países colonizados por Portugal desenvolveram uma cultura vibrante e se afirmaram economicamente no mundo, transformou a última flor do Lácio em uma língua melódica, rica e viva.

O português é a língua materna de aproximadamente 250 milhões de pessoas em países como Brasil, Goa, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor-Leste. E vale lembrar que também é a língua de Machado de Assis, da Bossa Nova, da MPB, do Fado, do samba, do kuduro, de Herberto Helder, de Mia Couto, de Fernando Pessoa, de Agualusa.

Bengali

Admita: você não esperava que o bengali estaria nesta lista. A partição de Bengala pelos britânicos em 1947 dividiu a região em: Oeste Bengali (em sua maioria hindu), hoje parte da Índia, e Leste Bengali (em sua maioria islâmica), atual Bangladesh.

É a língua de Calcutá, das Ilhas Andamão, de fabulosos doces e de 170 milhões de bengalis, população que será extremamente afetada pelas mudanças climáticas até o próximo século. As projeções afirmam que a população irá dobrar, enquanto 15% de suas terras serão engolidas pelo mar.

Russo

Com mais ou menos 170 milhões de falantes nativos em 2010, o russo é a oitava língua mais falada do mundo. Famosa por sua gramática particular, o adorável alfabeto cirílico, ela permanece sendo umas das seis línguas faladas nas Nações Unidas, e de escritores como Dostoiévski, Nabokov, Chekhov, Goyal, Tolstoy e Pushkin.

Japonês

Quase todos os 130 milhões de falantes nativos de japonês vivem no Japão — certamente o idioma mais concentrado geograficamente dessa lista. O japonês possui dois sistemas de escrita distintos, hirogana e katakana, assim como um extensivo uso de kanji. Os maiores grupos vivendo fora do Japão se localizam nos EUA, nas Filipinas e no Brasil.

Punjabi

Com uma estimativa que varia na casa dos 100 milhões de falantes nativos, o último, mas não menos importante lugar da lista vai para o… punjabi! (Desculpe, alemão, você levou um fora alguns anos atrás).

Falado em grandes partes da Índia e do Paquistão, os punjabis foram fatiados em dois pelos britânicos antes de eles desocuparem a região, e milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas, seus negócios e suas famílias. Mas eles estão aos poucos se vingando, ao melhor estilo Bollywood: músicas Punjabi agora são 50% nas paradas top.


Por +Babbel em Os 10 idiomas mais falados no mundo

Compartilhar