A expressão “tomar uma xumbrega” é usada para se referir a ficar embriagado. Esta expressão tem suas raízes no nome do soldado mercenário Friedrich Hermann von Schönberg, que posteriormente se tornou o Duque de Schomberg e ocupou um assento na Câmara dos Lordes na Inglaterra.

Schönberg era conhecido por seu gosto por bebidas alcoólicas, o que levou à expressão “tomar uma Schomberg” para se referir ao ato de beber em excesso. Com o tempo, essa expressão foi corrompida para “tomar uma xumbrega”.

Além disso, em Lisboa, os bigodes aparados com tesoura passaram a ser chamados de “chumberga”, imitando o estilo de von Schomberg.

Friedrich Hermann von Schönberg

Frederico Armando de Schomberg, conhecido em alemão como Friedrich Hermann von Schönberg (16 de dezembro de 1615 – 1 de julho de 1690), foi um general alemão que desempenhou um papel significativo na reorganização do Exército Português. Contratado pelo conde de Soure em 1660, Schönberg ajudou a assegurar vitórias importantes, como na Batalha do Ameixial e na Batalha de Montes Claros em 1665.

Apesar de suas contribuições, Schönberg teve desentendimentos com figuras importantes, incluindo o 3.º conde de Castelo Melhor e o marquês de Marialva. Em reconhecimento a seus serviços, recebeu o título de conde de Mértola do rei D. Afonso VI de Portugal em 31 de março de 1668.

Esta expressão e suas variações refletem a influência cultural e histórica de figuras como von Schönberg, cujas características e feitos marcaram a linguagem popular da época.

Compartilhar