Em muitos idiomas, a palavra “noite” é formada pela letra N + o número 8 na respectiva língua. A letra “N” é o símbolo matemático do infinito e o 8 deitado também simboliza infinito, ou seja, a palavra noite, em um significado lúdico, seria em todas as línguas, a união do infinito.
- Português: noite = n + oito
- Inglês: night = n + eight
- Alemão: nacht = n + acht
- Espanhol: noche = n + ocho
- Francês: nuit = n + huit
- Italiano: notte = n + otto
No entanto, etimologicamente, as palavras “noite” e “oito” não possuem ligação. Noite vem do latim nox, mais precisamente do étimo latino nocte (nox no acusativo). Já “oito” vem do latim octo.
O grupo consonantal -ct- evolui de modo quase diferente em cada uma das línguas românicas. Português ct>it, espanhol ct>ch, italiano ct>tt, francês ct>it, daí noite, noche, notte, nuit.
Oito vem da palavra latina octo. Aqui também podemos encontrar o grupo consonantal -ct- e a regra é a mesma. Oito, ocho, otto, huit. Quanto às línguas germânicas, os étimos são os mesmos que do latim. As duas palavras, tanto do latim como do germânico, vêm do protoindo-europeu oktu e nek(w)t.
As duas palavras são muito parecidas, só que a evolução fonética transformou-as nas palavras que usamos hoje. Sendo muito próximas no passado, continuam a sê-lo hoje em dia. Em português, acabaram resultando em palavras parecidas, com duas sílabas, com o mesmo ditongo na primeira sílaba, com a mesma consoante no início da segunda – mas não são parentes.