¡Salud! ¡Jesús! Gesundheit! Bless you! O mapa das respostas para o universal Aaaaatchín!

Espirro é o ato de expulsar as partículas e irritantes invasores que tentam invadir nossas vias respiratórias. Nem mais, nem menos. No dicionário, uma expulsão de ar, convulsiva e semi-autônoma, do nariz e boca.

O som do espirro é mais ou menos parecido em todo o mundo, com algumas exceções, cujo nível de decibéis supera ao que costumamos considerar como normal.

Este reflexo vem sempre acompanhando de uma resposta também reflexa, mas esta varia dependendo da zona do globo onde espirramos. A explicação científica tardou a chegar; por isso, são muitas as história e lendas que se formaram em torno do ato involuntário do espirro.

Algumas culturas da antiguidade acreditaram que ao espirrar, saía um demônio do corpo da gente. Outras acreditavam que a alma podia escapar do corpo.

No século VI, quando a peste assolava o continente europeu, o Papa Gregório, o Grande expandiu a expressão “Deus te abençoe” como proteção frente a esta enfermidade mortal e se devia pronunciar cada vez que alguém espirrasse.

Outra teoria mais otimista, diz que os antigos gregos e romanos ofereciam a Júpiter sua gratidão, já que consideravam o espirro como um sinal de bem-estar.

Apesar de ter superado todas as estas crenças, o costume de responder a um espirro está mais que enraizado na maioria das culturas.

Na Europa, muitas respostas proveem do idioma de cada país. Assim, na Espanha dizem “salud” ou “Jesús”; em Portugal, “santinho”, na Inglaterra, “bless you,” na Itália, “salute”, e na Noruega, Finlândia e Dinamarca, “prosit”.

A expressão “salud” (saúde) utilizada na Espanha, é também utilizada nos países de língua espanhola da América do Norte e do Sul, como consequência da colonização. E alguns respondem palavras diferentes aos três primeiros: “salud, dinero y amor” (saúde, dinheiro e amor).

Por outro lado, em alguns países da Ásia, como a China, Coreia ou Japão, não existe o costume de responder a um espirro. Os vietnamitas, por sua vez, não respondem se um adulto espirrar, mas o fazem no caso de ser uma criança.

Além disso, em muitos países asiáticos existe a superstição de que quando espirramos, é porque alguém está falando de você.

Na China, se você espirrar uma vez significa que alguém sente sua falta, duas vezes, que alguém está te criticando; e três vezes, que você pegou um resfriado.

Com estes “mapas do espirro”, você saberá responder em qualquer parte do mundo, saúde!


Original: Los mapas para saber cómo responder a un estornudo alrededor del mundo (em espanol)

Avance mais rápido com um professor

Aprenda idiomas online com um professor particular adequado ao seu orçamento e à sua agenda!

Ver todos os professores →
Compartilhar