Não… você não precisa passar anos e mais anos em uma escola de idiomas, siga estas dicas e você começará a associar o novo idioma muito antes do que você possa imaginar.

Escute muita música e cante junto

Mesmo que você não entenda nada. Não importa… crie sua playlist de músicas e bandas favoritas e escute-as diariamente. Você precisa se acostumar com os sons do idioma.

Músicas lentas e suaves funcionam melhor no início. A voz principal precisa ser audível e clara, mesmo que você não compreenda 100% o idioma.

Faça uma pesquisa de rádios online e escolha uma para você ser um fiel ouvinte. Se o seu idioma-alvo for o inglês, a 77WABC é uma das rádios mais ouvidas dos EUA e altamente recomendada. wabcradio.com.

Você também pode acessar o Spotify a qualquer momento, escolher e ouvir suas músicas preferidas quantas vezes desejar.

Método da associação

Um dos maiores desafios é você evitar “traduzir” e começar a “pensar” no idioma que você está querendo aprender. Você precisa fazer a associação direta, sem precisa passar pelo português.

Por exemplo, quando você vê um carro na rua, aquilo não é mais um “carro”, mas sim um car (inglês), Auto (alemão), voiture (francês), macchina (italiano)…, etc. Então passe a associar tudo ao seu redor com sua respectiva palavra no novo idioma diretamente. Evite traduzir.

Uma dica é tentar usar somente um dicionário do idioma puro. Evite o uso de dicionários inglês-português, espanhol-português, etc.!

Estude com o Google

Copie e cole algum texto do idioma que você estuda no tradutor do Google, dê o play no áudio e leia junto com a voz. Se possível pratique este exercício por 10 ou 15 minutos por dia. É muito efetivo para a pronúncia. A ferramenta Forvo também pode ajudar.

Assista ao noticiário

Assista noticiários no novo idioma. Não tente compreender tudo, mas tente associar os sons às imagens. Depois tente repetir (imitar) algumas palavras e frases. Por exemplo, a CNN dispõe de noticiários e documentários sobre temas específicos: política, esporte, economia, entre outros.

Filmes com legendas?

Sim! Assista a filmes com áudio e legendas no idioma que você está estudando. Preste atenção em um diálogo de 30 ou 40 segundos e volte para assistir de novo. Faça isso algumas vezes até você conseguir repetir junto com os atores.

O site speechyard.com possui uma série de filmes para você praticar sua fluência, com o diferencial que você pode passar o mouse em cima da palavra e saber a tradução em tempo real. É muito interessante.

Converse com nativos pela internet

Hoje em dia é muito fácil conversar online com americanos ou ingleses, por exemplo. Mesmo que você não fale muito bem, é altamente recomendado que você tenha contato com nativos. Um site muito indicado é o Speaky, onde é possível praticar qualquer idioma com qualquer pessoa e de qualquer parte do mundo.

Tratamento de choque

Você quer realmente aprender esse idioma e torna-se fluente? Prepara-se para ser radical: configure seu celular para o novo idioma. Faça o mesmo com seu computador, Facebook, e-mail. Faça isso e acostume-se!

Fale sozinho

Pode parecer loucura, mas você pode desenvolver seu idioma sozinho. Na internet você pode achar vários diálogos de filmes. Escolha um para memorizar e falar em voz alta.

Memorize diálogos de filmes conhecidos (ou que você gosta) e atue para valer. Imite os atores… faça drama. PS: Não esqueça de fechar a porta do seu quarto 🙂

Não tenha vergonha

Não tenha vergonha de abrir a boca e falar. Nem tenha medo de errar! Você já viu um americano tentando falar português? Eles erram muito, mas não estão nem aí. Então, abra a boca e fale. Não se preocupe em acertar tudo, apenas em se comunicar.

Mantenha o ritmo

Uma vez que você tenha começado a praticar o idioma, mantenha o ritmo. Não pare, não pule nenhum dia. É necessário que você transforme a prática do novo idioma em um hábito para que o aprendizado aconteça naturalmente. Portando, planeje-se e continue firme.

Compartilhar