Playboy é uma expressão que surgiu na Inglaterra do século XVII e foi mudando conforme as várias definições da palavra “play”. Por volta de 1620, o verbo levava o sentido de “atuar” e a expressão caracterizava os atores de teatro.
Somente após a 1ª Guerra Mundial é que ganhou o sentido de “diversão”, indicando o estilo de vida boêmio dos jovens ricos europeus. No final do século XX, o termo ganhou mais uma definição: desta vez, usando “play” no sentido de “tocar” e “jogar” para referir-se a atletas e a músicos.
No Brasil, a influência cultural norte-americana foi a grande responsável pela popularização do termo, que só chegou aqui no fim dos anos 60. Virou sinônimo de vida desregrada entre os solteirões da região Sudeste e depois se espalhou por outros estados. Após o Novo Acordo Ortográfico, a palavra ganhou até um lugar nos principais dicionários brasileiros.
Playboy no Brasil e no Mundo
Jorginho Guinle foi o maior playboy nacional, conhecido por suas festanças no Copacabana Palace e por dizer que teve um caso com Marilyn Monroe
O príncipe saudita Abdul Aziz bin Fahd foi considerado o maior playboy do mundo. Para as férias com a família, em Ibiza, ele precisava de três aviões.