Cursos gratuitos de francês para viver e trabalhar na França
bandeira francesa

Cursos gratuitos de francês para viver e trabalhar na França

O Ministério do Interior da França oferece cursos gratuitos online para facilitar a integração no país. Há cursos de línguas (do básico ao intermediário) e sobre diversos temas de interesse coletivo em francês.

O francês é um dos idiomas que conta com mais falantes estrangeiros que nativos, aproximadamente 80 milhões de pessoas no mundo tem o francês como língua materna, enquanto que outros 190 milhões o falam como segundo idioma.

Com o objetivo de facilitar a integração dos estrangeiros na França, o Ministério do Interior da França disponibilizou quatro cursos gratuitos online de francês para os interessados em aprender o sexto idioma mais falado do mundo.

Todos os cursos estão disponíveis através da plataforma FUN MOOC e são destinados a pessoas que pretendem viver na França e que necessitam ter noções básicas da língua para se comunicar no dia-a-dia e se relacionar com entidades ou órgãos públicos e administrativos do país.

Busque pela sessão New courses para encontrar os cursos mais recentes da plataforma ou selecione em Themes o tema de sua preferência (são mais de 40).

Parlez-vous français?

O primeiro dos programas de ensino de francês é o Vivre en France A1, uma formação que consta de 17 lições de aprendizado, cada uma delas com três horas de duração, e em cada uma um tema diferente: a vida cotidiana, a cultura francesa, a vida cívica ou os procedimentos administrativos.

O programa é destinado a pessoas que nunca tenham estudado francês, pois trata-se de um curso nível A1 do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER).

O segundo curso Vivre en France A2 conta com 18 lições de quatro horas de duração cada. Neste caso, o curso é destinado a pessoas com um nível principiante do francês, que tenham concluído o curso de nível A1 ou que tenham ao equivalente de 80 a 100 horas de estudo da língua.

O terceiro curso é o Vivre en France B1, um curso de nível intermediário de francês, destinado aos estudantes que tenham concluído o MOOC de nível A2 ou que tenham ao equivalente de 180 a 200 horas de aprendizagem de francês.

E o quarto curso online gratuito é o Travailler en France A2-B1, uma formação destinada a pessoas que tenham que dominar o francês para poder trabalhar.

Trata-se de um curso de francês centrado no mundo profissional, em que o aluno aprenderá noções de francês básico para buscar trabalho, participar de entrevistas de emprego, trabalhar em equipe e interagir com colegas de trabalho.

Além disso, este curso fornece detalhes uma visão geral sobre o trabalho e os setores que mais recrutam profissionais na França, como o setor da construção, indústria hoteleira, restaurantes, tecnologia, saúde e serviços.

Todos os cursos possuem prazo de inscrição definido e oferecem a possibilidade de obter um certificado de aprovação ao final do curso.


Fonte: Cursos gratuitos de francés online para vivir y trabajar en Francia (em espanhol)