Um país que valoriza a sua cultura e valores; o principal destino turístico do mundo; o maior vencedor do Prêmio Nobel de Literatura – conheça algumas curiosidades sobre a França.
1. Na época do Império Romano o território da atual França era chamado de Gália (a terra dos bravos gauleses Asterix e Obelix). O nome do país vem da tribo germânica dos francos, cujo nome significa “homens livres”.
2. A França é o maior país da União Europeia e o terceiro da Europa, atrás somente da Ucrânia e da gigantesca Rússia.
3. O País é conhecido como L’Hexagone (“O hexágono”), por causa do formato de seu território, e possui 551.000 quilômetros quadrados de território.
4. A língua francesa é falada por 200 milhões de pessoas em 32 países.
5. As três cores da bandeira francesa simbolizam os ideais da Revolução Francesa: Liberdade (Liberté), Igualdade, (Égalité) e Fraternidade (Fraternité). Representam também o poder legislativo, executivo e do povo.
6. Chamado de A Marselhesa (La Marseillaise, em francês), o hino nacional foi composto em 1792 por um oficial do exército chamado Claude Joseph Rouget de Lisle. O hino recebeu esse nome por ter sido popular entre as unidades do exército de Marselha durante a Revolução Francesa.
7. A França é o país mais visitado do mundo, recebendo anualmente por volta 82 milhões de turistas.
8. Entre as atrações mais visitadas da França está um cemitério. O cemitério Père Lachaise atrai milhões de turistas ávidos por conhecer os túmulos das cerca de 250 personalidades lá sepultadas, como a cantora Édith Piaf, o compositor Frédéric Chopin e o educador Allan Kardec.
9. A França está dividida em 26 regiões administrativas, sendo 22 na parte europeia e quatro ultramarinas. As principais regiões da França continental são: Alsácia, Bretanha, Borgonha, Lorena, Alta Normandia, Baixa Normandia, Provença, Aquitânia, Centro e Córsega, entre outras. A França de ultramar é formada por Guadalupe, Martinica, Reunião e Guiana Francesa.
10. A Guiana Francesa é um enclave da França localizado na América do Sul. Ela faz fronteira com os estados brasileiros do Amapá e Amazonas.
11. A cidades mais populosas da França são Paris, Marselha, Lyon, Toulousse, Nice, Nantes, Estrasburgo, Montpellier, Bordeaux e Lille. Paris, a capital, possui mais de 2 milhões de habitantes.
12. Muitas palavras usadas no vocabulário brasileiro são de origem francesa, como: ateliê, balé, batom, cabaré, camelô, carnê, chalé, champanhe, complô, filé, garçom, lingerie, maiô, metrô, perfume, pivô, purê, sutiã, toalete e tricô.
13. Empresas francesas que atuam no Brasil: Renault, Peugeot, Citroen, Rhodia, Carrefour, Danone, Saint-Gobain, Alcatel, Accor, FNAC, Sanofi, Bonduelee, Leroy-Merlin e Michelin.
14. Os franceses são os maiores produtores e exportadores de vinhos do mundo. Também estão entre os grandes consumidores. Algumas das uvas consideradas nobres são francesas: chardonnay, cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec, merlot, pinot meunier, pinot noir…
15. O autêntico champanhe (uma espécie de vinho espumante) é produzido na região de Champanhe-Ardenne, na França.
16. Os franceses são grandes produtores e consumidores de queijo. Existem mais de 400 variedades do produto no país. Alguns dos mais conhecidos: Camembert, Roquefort, Brie, Caprice des Dieux e Raclette.
17. A França é um dos maiores produtores mundiais de produtos de luxo. A empresa voltada para o segmento de luxo mais conhecida é a LVMH, uma grande produtora de bolsas, vestuário, bebidas e jóias. As marcas mais famosas da LVMH são: Louis Vuitton, Moët & Chandon, Don Perignon, Marc Jacobs, TAG Heuer, Hennessy, Veuve Clicquot, Fendi, Donna Karan, Givenchy, Sephora, Marc Jacobs e Kenzo.
18. Os pintores franceses mais conhecidos são: Nicolas Poussin, Jacque-Louis David, Eugène Delacroix, Gustave Courbet, Jean-Auguste Dominique Ingres, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin, Paul Cézanne, Auguste Renoir, Claude Monet, Edgar Degas, Georges Braque e outros.
19. Os franceses desconhecem a receita do nosso “pão francês”. A receita surgiu no início do século 20, na época da I Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros ricos que voltavam de viagem a países da Europa, provavelmente inspirados na baguete francesa. Ela só surgiu no início do século XX e difere da receita do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.
20. Na França, os tradicionais bolinhos de chuva (como são conhecidos no Brasil) são chamados de pet de nonne – “peido de freira”.
21. A melhor época para visitar a França é de abril a setembro. As temperaturas máximas no verão (entre junho e setembro) chegam, em média, aos 25º C (inclusive em Paris). No Sul, as máximas se aproximam dos 30º C no verão. Só há um problema: é justamente no verão que o fluxo de turistas aumenta, os hotéis ficam cheios, as filas dos museus aumentam.
22. “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” (Liberté, Égualitié, Fraternité) é o lema nacional da França, criado na época da Revolução (1789-1799) e acrescentado às constituições de 1946 e 1958. Você o encontrará em moedas, selos postais e logos do governo.
23. O exército francês foi o primeiro a usar camuflagem, durante a Primeira Guerra Mundial.
24. Aproximadamente um milhão de franceses que moram perto da fronteira com a Itália fala italiano. O francês é o segundo idioma mais falado da Europa, depois do alemão (o que é um ótimo motivo para estuda-lo).
25. Pelo menos 40% das canções tocadas nas rádios devem ser francesas, por força da lei.
26. A primeira exibição pública de um filme foi feita pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière em 28 de dezembro de 1895. A invenção deles, cinématographe, se tornaria o cinema!
27. O primeiro transplante de coração artificial e o primeiro transplante de rosto do mundo aconteceram na França.
28. Os franceses inventaram o sistema métrico e o método decimalizado de contar e pesar.
29. A França ganhou mais Prêmios Nobel de Literatura do que qualquer outro país.
30. A mais antiga gravação de voz humana é francesa – um segmento de dez segundos de Au Clair de la Lune, gravado pelo inventor Édouard-Léon Scoot de Martinville em 1860 usando o sistema criado por ele, o fonoautógrafo, que registrava som em papel, visualmente. O papel foi descoberto em Paris em 2008 e, com a ciência moderna, foi possível reproduzir a gravação pela primeira vez.
31. Em busca do tempo perdido (“A la recherche du temps perdu“), de Marcel Prost, é o maior romance do mundo, formado por 13 volumes de mais de 3.000 páginas no total.
32. A câmera de aparelho celular foi inventado na França em 1997.
33. O francês foi o idioma oficial da Inglaterra por aproximadamente 300 anos, entre 1066 e 1362.
34. Paris já foi dominada por romanos e chamada de Lutetia. Um dos monumentos mais conhecidos é a Torre Eiffel, erguida entre 1887 e 1889. O Museu do Louvre foi inaugurado em 1793.
35. Os franceses foram os primeiros a usar as placas de carro em seus automóveis.
36. Todos os champanhes são produzidos na região de Champagne; caso contrário, são chamados apenas de espumantes.
37. A França foi o primeiro país a introduzir um sistema público de transporte – em 1660, um sistema de carruagens circulava por Paris em horários e trajetos fixos. O conceito foi desenvolvido por Blaise Pascal.
38. A Seleção Francesa já conquistou duas Copas do Mundo, duas Eurocopas e duas Copas das Confederações. Nas últimas décadas se tornou uma potência do esporte, embora o campeonato local não esteja entre os principais da Europa.
39. A França é dona de invenções importantes para a humanidade, como a comida enlatada, o sistema de escrita e leitura em braile, o estetoscópio, além do secador de cabelo.
40. Desde 1789 que a liberdade religiosa é permitida no país. O catolicismo domina, com 47% da população, seguido do islâmico, que tem pouco mais de 5%, cerca de 40% da população não frequenta igrejas.
Fonte: Mais Que Curiosidades