O continente africano está se tornando a região do mundo com o maior número de falantes de francês, de acordo com um relatório da Organização Internacional da Francofonia.

A nível mundial, a língua de Molière está indo muito bem, pelo menos em termos de disseminação. Mas poderia estar muito melhor. O francês é hoje a quinta língua mais falada do mundo, com mais de 300 milhões de falantes, depois do chinês, inglês, espanhol e árabe. “Um aumento de 10% desde 2014” segundo relatório apresentado em 2018 pela OIF (Organização Internacional da Francofonia). Até 2014 a língua francesa ocupava o sexto lugar.

“Presente em todos os cinco continentes, a língua francesa tem todas as características de uma língua mundial”, destaca o relatório, observando que o francês é a língua oficial de 32 estados e governos, bem como na maioria das organizações internacionais. Mais que isso: de acordo com as últimas pesquisas, o francês é também o quarto idioma mais utilizado na internet e o terceiro em termos de tráfego.

Este aumento é resultado principalmente pelo crescimento populacional. “O centro de gravidade da Francofonia continua a se mover para o sul, confirmando uma tendência percebida em 2010, quando podemos verificar que dos 22,7 milhões de novos francófonos, 68% são da África subsaariana e 22% do norte da África”, diz o relatório.

Francofonia aberta

Em seu discurso na Academia Francesa em 20 de março de 2018, o presidente Emmanuel Macron foi o porta-voz da “francofonia aberta”, apostando no multilinguismo, embora reconhecendo que “a França é apenas uma parte da francofonia ativa“, “consciente de não carregar o destino dos franceses sozinho”.

A África está destinada a se tornar o continente onde mais haverá falantes de francês, pelo menos em termos absolutos. A porcentagem daqueles que utilizam a língua francesa diariamente, no entanto, são geralmente muito baixas. Apenas 13% no Níger e 17% no Mali e Chade. Mas são 26% em Senegal, 33% na Costa do Marfim, 51% na República Democrática do Congo (RDC) e cerca de 59% no Congo. No Magrebe, o francês é usado diariamente por 52% dos tunisianos, mas apenas por 35% dos marroquinos e 33% dos argelinos.

Na União Europeia, o francês é a primeira língua de apenas 12% dos cidadãos, contra 16% para o alemão e 13% para inglês. Por outro lado, de acordo com o relatório da OIF, “o francês continua a ser a segunda língua estrangeira mais aprendida no primeiro ciclo do ensino secundário nos Estados-Membros da UE, com 26% do total de estudantes, contra 96% inglês, 16% alemão e 12% espanhol”.


Fontes: Francophonie.org | Por Marc Semo, Le Monde em Le français, cinquième langue la plus parlée dans le monde (em francês)

Buscando um professor de francês?

Aprenda de forma flexível e personalizada! Nós temos o professor particular que se adapta ao seu orçamento e agenda.

Ver professores de francês
Compartilhar