Saiba em quais países você pode trabalhar falando francês
O francês é um dos idiomas mais falados do mundo, com pelo menos 274 milhões de falantes. Descubra em quais países você pode trabalhar falando francês

Saiba em quais países você pode trabalhar falando francês

Descubra em quais países você pode trabalhar falando francês e “bon voyage”!

O francês é um dos idiomas mais falados do mundo. De acordo com a Organização Internacional da Francofonia (OIF) e a Organização das Nações Unidas (ONU) há pelo menos 274 milhões de falantes do francês em todo o mundo.

Embora seja bastante associado à França, vários outros países também utilizam o idioma como língua primária ou secundária, o que abre uma série de oportunidades profissionais para quem o domina.

Depois de aprender algumas estatísticas sobre o francês, entender o massivo crescimento dessa língua e conferir em quais países os fluentes no idioma podem trabalhar, você verá que as oportunidades são ainda mais abundantes do que poderia imaginar!

O quão falado é o francês?

O idioma é o sexto mais falado de todo o mundo, atrás de mandarim, inglês, hindi, espanhol e árabe. A maior parte dos falantes está na Europa, mas eles também se encontram na África, América, Ásia e Oceania.

Estatísticas da OIF afirmam que o número de pessoas que falam francês aumentará para mais de 700 milhões de pessoas até o ano de 2050, dos quais 80% serão do continente africano. O impacto desse crescimento seria uma proporção de 3% a 8% entre os falantes de todos os outros idiomas.

Demógrafos ainda afirmam que a taxa de natalidade da França tende a fazer com que, até o ano de 2025, o idioma seja a língua nativa com maior número de falantes na Europa, superando o alemão, que hoje ocupa a primeira posição.

Um dos pontos que fazem com que o francês seja tão falado em todo o mundo é o fato de que, em conjunto com o inglês, é um idioma muito ensinado nas escolas como segunda língua: são mais de 120 milhões de alunos e 500 mil professores.

Outro ponto que pesa bastante para sua disseminação é o fato de que o francês é um dos 6 idiomas oficiais das Nações Unidas, junto com inglês, espanhol, russo, árabe e chinês.

Em quais países os fluentes em francês podem trabalhar?

Em pelo menos 29 países! A resposta pode ser bastante surpreendente, mas esse é o número de nações em que ele é considerado como um idioma oficial. Ao considerar os países em que ele não é reconhecido como oficial, o número é de aproximadamente 60.

Para considerar onde há boas oportunidades profissionais, porém, vamos analisar apenas os países em que o idioma é considerado como oficial. Eles estão separados por continente e, assim, você pode escolher aquele que mais lhe agradar!

África

O continente africano é o que mais reúne países em que o francês é uma língua nativa e que também abriga o maior número de falantes do idioma, consequência da colonização francesa na África.

É interessante ressaltar que o francês é falado de maneira um pouco diferente em cada país, graças aos sotaques aplicados ao idioma, assim como acontece aqui no Brasil e também em vários outros países ao redor do mundo.

Alguns dos países em que o idioma é considerado como oficial e que apresentam um bom índice de desenvolvimento humano, o que pode proporcionar melhores condições de vida e boas oportunidades profissionais, são os seguintes: Gabão; Maurícia e Seicheles.

América

No continente americano, o país mais conhecido em que o francês é falado é o Canadá, muito procurado por intercambistas e pessoas que desejam começar uma nova vida, tanto profissional quanto academicamente, é um excelente país para trabalhar falando francês.

Além disso, a proximidade aos Estados Unidos motiva várias pessoas a estarem a alguns quilômetros do país norte-americano. Inclusive, em algumas comunidades norte-americanas, como Lafayette Parish (LA) e Androscoggin County (ME), uma porcentagem considerável da população fala francês.

É importante ressaltar que deve-se conhecer os critérios adotados pelo Canadá para o trabalho de imigrantes, que são relativamente exigentes, de modo que tudo seja feito de acordo com a lei do país.

Europa

O continente europeu abriga 5 países em que o francês é um idioma oficial. São eles: Bélgica; França; Luxemburgo; Mônaco e Suíça – países onde você vai trabalhar falando francês.

Viver na Europa também é um grande sonho, e os fluentes em francês possuem mais facilidade para realizá-lo, além do fato de ser um dos idiomas oficiais das Nações Unidas, o que facilita bastante a comunicação.

Outro ponto bastante interessante é a curta distância entre as diferentes nações da Europa, entre as quais é possível, inclusive, viajar de trem. Morar no continente europeu é uma boa pedida para quem gostaria de visitar um maior número de países ou até mesmo morar em um e trabalhar em outro.

Utilize seu domínio de francês profissionalmente!

Como pôde ser visto, as oportunidades de trabalho para quem fala francês são amplas e vão além de Canadá e França, países geralmente lembrados quando se fala sobre o idioma.

Saber falar francês com maestria também pode abrir oportunidades acadêmicas em outros países, além de ajudar a aprimorar outros idiomas, como o inglês, já que boa parte desse idioma teve seu vocabulário extraído do francês.

Também é interessante ressaltar que vários países fortes em tecnologia, medicina e ciência são falantes da língua francesa, o que te permitirá ter acesso a conteúdos privilegiados ainda mais rápido que o restante do mundo e, além disso, ter maiores chances de trabalhar nessas áreas.

Por isso, se você fala francês, aproveite as oportunidades profissionais ao redor do mundo e dê um grande salto rumo ao seu sucesso. Com uma empresa de tradução que possa traduzir seus documentos e um bom planejamento para a nova etapa da vida, a realização deste sonho pode estar mais perto do que parece!