Pesquisar
Pesquisar
Principais verbos em alemão (Hauptverben)

Principais verbos em alemão (Hauptverben)

Os verbos básicos da língua alemã são o sein (ser/estar) e o haben (ter). Usando seu conhecimento sobre os pronomes pessoais, você poderá conjugá-los no tempo presente no modo indicativo.

Sein
ich bineu sou/estou
du bistvocê é/está
er istele é/está
sie istela é/está
es isté/está
wir sindnós somos/estamos
ihr seidvocês são/estão
sie sindeles/elas são/estão
Sie sindo/a senhor(a) é/está
Haben
ich habeeu tenho
du hastvocê tem
er hatele tem
sie hatela tem
es hatele, ela tem
wir habennós temos
ihr habtvocês têm
sie habeneles/elas têm
Sie habeno/a senhor(a) tem

Observe que a conjugação para sie (eles/elas) é a mesma que para Sie (o senhor/a senhora). O que distingue os dois pronomes, na escrita, é a letra maiúscula ou minúscula, além do contexto em que são usados, que torna difícil sua confusão.

Sabemos que o verbo “ser” é de sentido incompleto, ou seja, se digo “Eu sou”, a frase depende de outros elementos para formular um pensamento mais complexo. Usemos então agora o verbo haben (ter) para dar alguns exemplos.

Quando alguém diz “Eu tenho um amigo”, podemos perceber que o verbo “ter” neste caso age sobre “um amigo”. Em alemão, quando qualquer verbo ou preposição age sobre um substantivo, este se modifica. Mas como saber se tal verbo ou preposição rege o acusativo ou o dativo? Essa é grandemente uma questão de memorização.

No início, é um pouco difícil fazer a distinção, mas com o tempo esse conhecimento se torna tão natural quanto possível. Antes de cada verbo e preposição aqui apresentados a marca (acc) quando o verbo/preposição reger o caso acusativo, (dat) quando o verbo/preposição reger o caso dativo e (gen) quando a preposição reger o genitivo. Este tipo de marcação, ou semelhante, o aluno encontrará também nos bons dicionários e gramáticas.

Vimos acima que o verbo haben (ter) rege o caso acusativo. Dito isto, já estamos aptos a formular a frase “Eu tenho você” em corretíssimo alemão:

  • Eu – ich
  • tenho – habe (atentar sempre para a correta conjugação segundo cada pronome)
  • você – dich (impensadamente poderia o estudante dizer Ich habe du.
  • Ich habe dich.

Tal desatenção acarretaria em erro tão grande como se se dissesse “Eu tenho tu” em português. Para evitar erros desse tipo, o estudante deve sempre identificar qual caso pede-se e depois como o pronome / artigo / adjetivo se modifica de acordo com aquele caso.)

Da mesma forma podemos formar a frase acima com todos os outros pronomes, assim:

  • Eu tenho a ele Ich habe ihn
  • Eu tenho a ela Ich habe sie
  • Eu tenho isto/isso Ich habe es
  • Eu tenho a nós Ich habe uns
  • Eu tenho vocês Ich habe euch
  • Eu tenho eles/elas Ich habe sie
  • Eu tenho o sr./a sra. Ich habe Sie

Percebe-se que é uma questão de identificar a regência do verbo e depois ver na tabela qual forma o pronome assumirá. Será assim com toda a conjugação alemã. Tendo em mente o conceito dos casos um pouco melhor apreendido, é possível entender o complexo quadro das declinações dos artigos definidos e indefinidos.