O Facebook permite que o usuário personalize a rede social com seu idioma nativo e, atualmente, há 101 idiomas disponíveis.

Para comemorar o Dia Internacional da Tradução, que ocorreu no último dia 30 de setembro de 2016, a rede social adicionou línguas como o corso, maltês e fula, falado no Oeste africano. Além dessas, o site ainda tem algumas opções bem divertidas, como o “inglês invertido”, uma versão com idioma dos piratas e até em Guarani, nativo de indígenas da América do Sul.

Abaixo, confira a lista com 13 idiomas e, se quiser, altere o idioma no seu perfil do Facebook:

Língua Corsa

O idioma é falado por nativos da Ilha de Córsega, localizado no oeste da Itália.

A língua corsa ou corso é uma língua românica, falada na ilha de Córsega (França), junto com o francês, que é a língua oficial. Um dialeto similar à língua corsa é falado em Gallura, Sardenha (Itália). Possui fortes similaridades com o italiano e em particular com dialetos da Toscana. E possui bastante similaridades também com o português.

Oralmente, muitas palavras do corso do norte são mais próximas do português que do italiano. Exemplos: “focu” (pronúncia = fôgo), “basta” (basta), “sò Corsu” (significa “sou corso”, se pronuncia “só Côrsu”), “cugnata” (pronúncia = cunhada), entre outras.

Língua Galesa

A língua galesa é descendente céltico, nativa do País de Gales que soma o Reino Unido, no norte europeu. O idioma é utilizado por cerca de 700 mil pessoas.

O galês (Cymraeg ou y Gymraeg) é um idioma indo-europeu do ramo céltico, falado nativamente na parte ocidental da Grã-Bretanha, mais especificamente no País de Gales (Cymru), e em Y Wladfa, uma colônia de imigrantes galeses na Província de Chubut, na Patagônia argentina. O galês é falado na ilha da Grã-Bretanha há mais tempo que o próprio inglês.

Língua Sarda

A Ilha de Sardenha é um dos destinos paradisíacos à oeste da Itália. O sardo ou sardenho é uma língua natural românica que se desenvolveu de uma forma peculiar por estar em uma ilha isolada do continente: a Sardenha, na Itália.

Durante o domínio romano a ilha foi usada como lugar de encarceramento para criminosos reincidentes, passando a formar parte do Império Bizantino posteriormente, para em seguida cair sob domínio muçulmano até ser conquistada pela Coroa de Aragão, razão pela qual até os dias de hoje há um enclave de idioma catalão no porto de Alghero.

No século XVIII, a ilha se integrou à Casa de Saboia, que liderou a unificação da Itália no século XIX, unindo a ilha a esta.

Língua Guarani

Esse é um dos idiomas nativos do Brasil e de muitos territórios da América do Sul. Você pode ver nas configurações do Facebook como fica seu perfil escrito no idioma indígena.

O guarani é, originalmente, uma língua indígena do sul da América do Sul, falada pelos povos da etnia tupi-guarani na Argentina, na Bolívia, no Brasil e no Paraguai (onde é a segunda língua oficial).

Surgiu a partir do guarani antigo. O idioma legou alguns vocábulos ao português brasileiro na toponímia (“Cambaquara” [um bairro de Ilhabela]), nos nomes de animais (“ximango”) e em termos como “caraminguá”, “mixe”, “mixa”, “mixo”.

Língua Bretã

O idioma é derivado da Bretanha, que fica na faixa litoral entre o Canal da Mancha e o Oceano Atlântico, região à oeste da França. É descendente da língua Celta.

O primeiro registro escrito da língua data de 790. Trata-se do Manuscrit de Leyde (Leida), um tratado de botânica, redigido em bretão e em latim. O primeiro texto impresso em bretão, uma peça romântica, surgiu em 1530.

Língua Basca

O País Basco fica no norte da Espanha e já teve episódios históricos separatistas. No Facebook é possível ativar a língua Basca, falada por cerca de 500 mil pessoas.

O basco (euskara) é o idioma ancestral dos bascos, povo que habita historicamente o País Basco, região que abrange uma área do norte da Espanha e sudoeste da França.

Tamazight do Atlas Central

É o idioma nativo do Marrocos dos povos berberes (afro-asiáticas). Atualmente é usado por cerca de 2,5 milhões de pessoas. É escrito com a escrita árabe e o alfabeto latino.

Inglês de ponta cabeça (invertido)

Quem quiser entrar no clima da popular série Stranger Things do Netflix pode experimentar seu Facebook no modo de inglês “upside down” (invertido ou de ponta cabeça, em português). A rede social aparece totalmente invertida e o recurso pode ser usado para se divertir com amigos.

Língua Feroesa

O idioma é proveniente da Ilha de Feroe, localizado na Dinamarca. Cerca de 66 mil pessoas se comunicam usando essa língua.

A língua feroesa, faroesa ou feroica (nativamente føroyskt) forma, juntamente com o islandês e alguns dialetos do novo norueguês (nynorsk), o subgrupo das línguas nórdicas ocidentais. Junto ao islandês e com o extinto norn, é uma das três línguas nórdicas insulares descendentes do norueguês antigo. É desde 1948, língua oficial das Ilhas Faroé.

Língua Frísia

Idioma nativo da Frísia, no nordeste dos Países Baixos (norte da Alemanha). Por lá, além da língua frísia, se fala o alemão e língua dinamarquesa.

As línguas frísias, também conhecida como frisãs, são uma família linguística anglo-frísia, sendo os idiomas mais próximos das línguas inglesas por uma séria de metaplasmos comuns. =

Gaélico Irlandês

Na Irlanda, um dos orgulhos é manter as tradições dos antepassados e o idioma Gaélico, este é descendente da antiga língua Céltica.

O irlandês (Gaeilge), também conhecido como gaélico irlandês ou simplesmente gaélico, é um idioma falado como língua nativa na Ilha da Irlanda, predominantemente nas zonas rurais ocidentais da ilha. O irlandês era a língua principal da ilha Esmeralda antes de os ingleses a invadirem durante a Idade Média.

Inglês pirata

Outra opção divertida é colocar o perfil da rede social com o idioma em inglês, mas com um estilo “pirata” de falar. Até os botões de interações são alterados: o “Curtir” vira “Arrr!”, o “Comentar” se transforma em “Screwl yer thoughts” e o “Compartilhar” em “Divvy”. Para enviar “inbox”, o item é substituído por “Bottle o’ messages” (mensagens na garrafa, em português).

FB X4xoR (Hacker) — LeetSpeak

O visual do Facebook é dominado por números e letras, como se fosse um código usado por hackers ou programadores.


Fonte: Techtudo

Avance mais rápido com um professor

Aprenda idiomas online com um professor particular adequado ao seu orçamento e à sua agenda!

Ver todos os professores →
Compartilhar