Qual é a melhor idade para aprender um idioma do zero?
imagem destacada - menino lendo livro

Qual é a melhor idade para aprender um idioma do zero?

As diferenças no aprendizado de crianças e adultos – diversos estudos apontam que a aprendizagem de idiomas nas crianças se realiza de forma mais natural, e nos adultos, de forma mais rápida.

Qual a melhor idade para aprender um idioma a partir do zero? Diversos estudos confirmam que começar o quanto antes garante melhores resultados. O processos de aprendizagem durante a infância é diferente ao da fase adulta, ao ser mais natural e mais intuitivo.

De fato, até poucos anos um estudo do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) concluiu que o domínio do inglês equivalente ao de um falante nativo, se consegue quando se inicia nos primeiros anos de vida. Porém, é possível seguir aprendendo uma língua com bons resultados até os 18 anos.

A chave aos 12 anos

No entanto, pesquisas recentes viraram essas teorias de cabeça para baixo. Eles garantem agora que crianças a partir de 12 anos e jovens sejam capazes de aprender um idioma em menos tempo do que crianças pequenas.

Segundo Antonella Sorace, professora de desenvolvimento linguístico e diretora do Centro de Assuntos de Bilinguismo da Universidade de Edimburgo, “nem tudo piora com a idade”. E como exemplo, cita o aprendizado explícito, ou o mesmo que estudar um idioma em uma sala de aula com um professor explicando as regras gramaticais.

Esta pesquisadora defende que os adultos são melhores no aprendizado explícito de um novo idioma. Porém, esse tipo de aprendizagem é mais difícil para crianças, pois elas ainda não possuem um controle cognitivo suficiente ou as capacidades necessárias de atenção e memória bem desenvolvidas.

Por outro lado, as crianças se destacam no aprendizado de forma implícita, ou seja, ouvir falantes nativos e imitá-los. Esse tipo de aprendizagem demanda passar muito mais tempo em contato os sons da língua e com falantes nativos.

Pesquisas complementares às teorias

Por sua vez, pesquisadores de Israel realizaram estudos para determinar que adultos são melhores em entender regras de uma língua artificial e aplicá-las a novas palavras.

Para realizar este estudo, compararam três grupos distintos:

  • crianças de 8 anos
  • crianças de 12 anos
  • jovens adultos

Nos testes realizados, os jovens adultos obtiveram notas mais altas que os outros grupos. Inclusive as crianças de 12 anos obtiveram melhores resultados que as crianças mais novas.

Portanto, concluíram que os jovens adultos participantes poderiam ter se beneficiado das habilidades que adquiriram com a maturidade. Estes incluem estratégias de resolução de problemas mais avançadas e maior experiência linguística.

Em outras palavras, esta pesquisa revelou que os alunos mais velhos tendem a conhecer mais sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor, para que possam usar esse conhecimento e técnicas adquiridas para processar novas informações.

Vantagens de aprender na infância

Enquanto aprender novos idiomas pode ser um processo mais rápido quando adulto, fazê-lo quando criança pode trazer muitos benefícios interessantes, dizem especialistas do British Council.

Uma das principais vantagens de aprender idiomas desde cedo é que as crianças não costumam se sentir constrangidas quando se expressam em outro idioma. Na verdade, a maioria não se intimida por cometer erros, mas simplesmente gosta de aprender coisas novas que são importantes para eles.

Outra grande vantagem é que as crianças têm uma capacidade inata de aprender e reproduzir sons naturalmente. Desde cedo, as crianças usam estratégias inatas para dominar a gramática de sua língua maternaou de quaisquer outra com as qual entre em contato.


Original: ¿Cuál es la mejor edad para aprender un idioma desde cero? Las diferencias de aprendizaje de niños y adultos (em espanhol)

HR idiomas