7 melhores idiomas para aprender em 2022 (e por que eles são úteis)
imagem destacada - Hungria

7 melhores idiomas para aprender em 2022 (e por que eles são úteis)

Quer saber quais são as melhores línguas para aprender esse ano? Você não é o único, temos recebido muitas mensagens pedindo orientações…

Você pode se sentir atraído para começar a aprender uma língua porque está encantando por uma cultura, pensando na sua próxima viagem ou simplesmente gostou do jeito que ela soa.

Mas talvez você deva ser um pouco mais pragmático na sua escolha. Talvez seja o momento de maximizar suas oportunidades – para negócios e trabalho, ou para estudo ou viagens.

Se esse for o seu caso, estamos aqui para lhe dar um pouco de inspiração.

Continue lendo para conhecer algumas das principais línguas para aprender em 2022 e por que elas são as mais úteis.

Melhores línguas para aprender em 2022

Árabe

A língua árabe está se tornando um investimento que vale a pena para aqueles que esperam alcançar as economias e oportunidades em crescimento no Oriente Médio e na África.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, é a quinta língua mais poderosa do mundo e provavelmente continuará a subir à medida que o comércio continua a se expandir nas nações árabes.

Francês

Então, o francês acaba sendo um pouco controverso.

Um artigo de 2014 da New Republic, por exemplo, afirma que é hora de parar de fingir que o francês é uma língua importante para o cenário mundial .

Outros afirmam que o crescimento da África a ajudará a se tornar obrigatória, onde continua sendo a única língua oficial em 11 países, além da importância dele no mercado de trabalho do Québec (Canadá).

Portanto, se você deseja viajar para a França, Quebec ou África Subsaariana, ainda vale a pena pensar em aprender essa língua franca (trocadilho intencional) que pode abrir algumas portas sérias para o seu futuro.

Alemão

Enquanto o alemão é falado oficialmente apenas em seis países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein), o alemão padrão é falado por cerca de 100 milhões de pessoas.

Além disso, a Alemanha é a maior economia da Europa, tornando o alemão uma língua importante para negócios internacionais, ciências, pesquisas e na própria diplomacia.

Hindi

Uma surpresa, pois o hindi nem sempre está entre as línguas mais procuradas. Mas o hindi está entre as línguas mais faladas do mundo, com mais de 310 milhões de falantes nativos.

Com base apenas na popularidade, seria uma pena perder o número crescente de oportunidades que você terá para falar hindi – sem mencionar o acesso que lhe dará a culturas ricas e fascinantes.

Chinês

Quando Mark Zuckerberg exibiu publicamente suas habilidades em mandarim, alguns ficaram impressionados, outros acharam engraçado e outros ainda ironizaram.

Sejamos sinceros: aprender mandarim é uma das jogadas mais inteligentes que você pode fazer para os negócios. No ritmo atual, o PIB da China deve ultrapassar o dos EUA até 2029, e já é a maior nação comercial do mundo.

Claro, há muito mais no mandarim do que uma boa oportunidade de negócio.

É a língua mais falada no mundo (em falantes nativos – como falamos “As 100 línguas mais faladas do mundo”) – e a segunda mais usada online. Assim, você terá muitas oportunidades para praticar.

Espanhol

A língua espanhola pode te levar longe.

Argentina, México, Chile, República Dominicana, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Peru, Venezuela, Espanha… apenas alguns dos países onde você poderá praticar com mais de 480 milhões de falantes nativos em todo o mundo.

Inglês

Lógico que não poderíamos deixar o inglês de fora, caso você ainda não fale este idioma, não tenha dúvidas, começe por ele. O inglês é um dos mais falados e o que mais possibilidades profissionais pode oferecer. Uma em cada cinco pessoas no mundo fala ou pelo menos entende inglês. A língua inglesa tem mais de 400 milhões de falantes nativos e é um dos idiomas oficiais ou principais de mais de 50 países.

Apesar do chinês, espanhol, francês e até o alemão terem muitos falante, e de a importância dessas línguas ter aumentado, o denominador comum para que pessoas se encontrem e trabalhem juntas no mundo todo ainda é a língua inglesa.


Provavelmente, se você está lendo este artigo, já sabe qual idioma gostaria de aprender .

Mas quem sabe, talvez você não queira colocar todos os ovos na mesma cesta. Talvez você esteja pensando em adicionar um terceiro ou quarto idioma ao seu conjunto de habilidades.


Original: 7 best languages to learn in 2022 (& why they’re useful) (em inglês)

HR idiomas