Dormir a pierna suelta significa ter um “descanso profundo, reparador, dormir profundamente”. Usamos essa expressão para dizer que tivemos um ótimo sono.
Acredita-se que esta expressão tenha origem entre os presos de épocas passadas, que eram normalmente acorrentados pelos pés e mãos, com algemas em seus tornozelos para que não escapassem. Mas quando tinham cumprido um dia inteiro de trabalho duro, costumavam ser autorizados a dormir com as pernas livres dessas algemas, pelo bom comportamento.
Esses presos recebiam uma refeição durante a noite e podiam dormir sem as algemas, e isso sem dúvida deixava eles dormirem melhor e terem uma noite de sono mais profundo e reparador para serem capazes de voltar ao trabalho pesado de manhã (existia o trabalho forçado como forma de cumprir pena).
Poderíamos dizer que isso era uma boa notícia para eles, e que garantia um descanso mais profundo. Com certeza poderiam relaxar melhor o corpo com as piernas sueltas.
Anoche estaba tan cansado que dormí a pierna suelta.
Ontem à noite eu estava tão cansado que dormi profundamente.
Después del viaje, se acostó y durmió a pierna suelta hasta el mediodía.
Depois da viagem, ele se deitou e dormiu profundamente até o meio-dia.
Con esta cama tan cómoda, seguro que dormirás a pierna suelta.
Com esta cama tão confortável, com certeza você vai dormir profundamente.
💬 Quer aprender mais sobre este conteúdo?
Conectamos você a professores de diferentes partes do mundo, prontos para adaptar cada aula ao seu ritmo, seus interesses e seus objetivos.
Ver professores disponíveis