A escrita mais antiga do mundo está disponível na internet
A escrita mais antiga do mundo está disponível na internet

A escrita mais antiga do mundo está disponível na internet

A língua acádia, também conhecida como acádio, acadiano ou assiro-babilônio, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos.

Era uma língua semítica falada particularmente pelos assírios e babilônios na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã.

Seu registro mais antigo data do século 14 a.C., e acredita-se que a língua não seja falada há 2 mil anos.

A mais antiga língua semítica registrada utilizava a escrita cuneiforme, que por sua vez havia sido derivada do antigo sumério, uma língua isolada sem qualquer parentesco. O nome da língua é derivado da cidade de Acádia, um dos principais centros da civilização mesopotâmica.

O registro mais antigo até agora encontrado data do século XIV a.C. e está escrito em símbolos cuneiformes da língua acadiana. O pedaço de barro escrito foi achado em Jerusalém por arqueólogos israelitas.

O idioma foi preservado em inscrições em pedras e barro, e há várias décadas estudiosos do mundo todo vêm trabalhando para decifrar suas palavras. Em 2011, pesquisadores da Universidade de Chicago publicaram um dicionário de 21 volumes, cujo valor total passa dos mil dólares. Agora, ele está disponível de na internet.

A escrita cuneiforme é a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. É juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita, tendo sido criado pelos sumérios há cerca de 3 200 a.C.
A escrita cuneiforme é a designação dada a escrita feita com auxílio de objetos em formato de cunha. É juntamente com os hieróglifos, o mais antigo tipo conhecido de escrita, tendo sido criado pelos sumérios há cerca de 3.200 a.C.

Características do acadiano

O acadiano tem características gramaticais similares às do árabe clássico, com substantivos e adjetivos variando em gênero, número e declinação. Há dois gêneros (masculino e feminino), conjugações verbais exclusivas para cada pronome da primeira, segunda e terceira pessoas, além de três formas de número: além do singular e do plural, há a flexão dual, que indica conjuntos de duas coisas.

Estudiosos da Universidade de Londres gravaram vários dos textos em acadiano de que se tem notícia, nos dando a oportunidade de ouvir alguns dos primeiros registros em escrito feitos pela humanidade em sua forma original.


Referência: Encontrado em Jerusalém o documento escrito mais velho da História (Estadão/2010)