Benefícios de aprender idiomas para o cérebro das crianças
adulto ensinando criança na floresta

Benefícios de aprender idiomas para o cérebro das crianças

Benefícios de aprender idiomas para o cérebro das crianças: muito mais do que você imagina. Saber idiomas não apenas abre portas no mercado de trabalho, mas também traz significativas vantagens para o cérebro das crianças. Cientistas e especialistas confirmam.

Em pesquisa realizada na Espanha, 56% dos entrevistados afirmam serem capazes de se comunicarem em outro idioma, e cada vez mais pessoas estão dispostas a aprender uma segunda língua.

Porém, além das vantagens profissionais associadas ao conhecimento de idiomas, os pesquisadores asseguram que dominar outras línguas também traz benefícios para o cérebro das crianças. Estes são apenas alguns deles, segundo o departamento de pesquisas do grupo Brains International Schools e também de recentes estudos científicos, confira:

  • Maior densidade de massa cinzenta: os cérebros de crianças expostas ao aprendizado de mais de uma língua desde cedo, apresenta maior densidade de massa cinzenta e maior capacidade de regeneração das conexões neurais. Isso evitar o desenvolvimento futuro de enfermidades degenerativas do cérebro.
  • Habilidades comunicativas: começar a aprender outro idioma desde pequeno exercita a memória e a audição, o que supõe-se uma vantagem na vida cotidiana e um melhora na capacidade de relacionamento interpessoal e social.
  • Flexibilidade cognitiva: um ambiente bilíngue oferece melhores condições para o desenvolvimento cognitivo, consequência da alternância constante no uso das línguas, pesquisadores afirmam que bilíngues têm o cérebro mais saudável.
  • Pensamento crítico: quando uma criança desenvolve a consciência linguística e começa a refletir sobre seus próprios pensamentos, está na verdade aprimorando sua capacidade de pensar desde outros pontos de vista. Isso proporciona novas perspectivas, novas formas de ver a vida e o mundo ao seu redor e maior capacidade de discernimento.
  • Melhoras na criatividade e na lógica: aprender idiomas favorece as aptidões relacionadas com a criação, lógica, matemática e resolução de problemas, o que ajudará a criança em sua vida cotidiana e aumentará suas possibilidades de continuar com êxito nos estudos.
  • Melhor controle de impulsos: segundo a Universidade de Oregon, as crianças bilíngues são capazes de controlar melhor seu comportamento, possuem maior controle nas ações em momentos de decisão.
  • Facilidade para aprender idiomas: a exposição precoce a um idioma tem relação direta sobre como o cérebro processa os sons de uma segunda língua. Daí vem a maior facilidade dessas crianças aprenderem outros idiomas, é o que aponta um estudo da Universidade McGill e do Instituto Neurológico de Montreal.
  • Foco e maior capacidade de atenção: um estudo da Universidade de York confirma que os bebês que vivem em um ambiente bilíngue mostram um melhor no controle da atenção. Os pesquisadores asseguram que os benefícios de uma criação bilíngue começam a aparecer aos seis meses de idade.

Original: Beneficios de aprender idiomas para el cerebro de los niños: más de los que imaginas (em espanhol)