Origem da palavra “Ucrânia”

Origem da palavra “Ucrânia”

A Ucrânia (em ucraniano: Україна, Ukrayina é um país da Europa Oriental localizado ao norte do Mar Negro. É o segundo maior país em área da Europa depois da Rússia, que faz fronteira a leste e nordeste. Também faz fronteira com a Bielorrússia ao norte; Polônia, Eslováquia e Hungria a oeste; Romênia e Moldávia ao sul; e tem um litoral ao longo do mar de Azov e do mar Negro.

Abrange uma área de 603 628 km² e em 2021 tinha cerca de 41,5 milhões habitantes, o oitavo país mais populoso da Europa. A capital e a maior cidade do país é Kiev. Em 1991, o parlamento ucraniano declarou a independência do país, dissolvendo a União Soviética.

Etimologia

A palavra “ucrânia” (Україна em ucraniano), tem origem nas línguas eslavas. O termo ucrânia significa “fronteira”, “zona fronteiriça”, “território, terra ou região de fronteira”, provavelmente com referência à fronteira com a Polônia.

Portanto, remete à sua posição geográfica, região onde o domínio cossaco fazia limites com os principados eslavos do norte, do oeste e das hordas turcas do sul, hoje fronteira de vários países europeus, com destaque para a Polônia e Rússia.

Formação da palavra

É uma palavra formada pelos elementos eslavos “U”, que significa “dentro”, provável derivação do radical indo-europeu *au- (fora, longe), também associado ao russo antigo u- (afastado), que em russo deu ukaz , de ukazat (ordem, decreto) e ava (fora) em sânscrito.

Mais “KRAI”, kraij , kraj ou kray, que significa “borda”, “margem”, “limite”, “fronteira”, associada à raiz indo-europeia *sker- (cortar, corte), também relacionada com crimen e cernere em latim, krinein (julgar, separar em grego, de donde se cunhou o termo hematócrito). Por sua vez , kraij ou kray pode ter se originado do hipotético termo protoeslavo *krajь (borda, fim), de *krojiti (cortar), derivado de *sker-.

Portanto, “Ucrânia é a terra que está localizada em (u-) costa ou fronteira (kraij, kray) do antigo território de Kievan Rus’, um antigo estado eslavo oriental fundado na região ucraniana por volta do ano 880, cujo domínio durou até o século 12. A primeira menção à Ucrânia data do ano 1187.

Um pouco de história

As línguas eslavas orientais pertencem à família indo-europeia, divisão balto-eslava, à qual pertencem as línguas russa, bielorrussa e ucraniana.

Historicamente falando, uma das culturas mais antigas da Ucrânia foram os tripilianos (cerca de 4000-2000 a.C.). Mais ou menos desde o ano 1500 a.C. tribos nômades como os Cimerios começaram a ocupar a região. Por volta do ano 700 a. C. o povo Cita de origem iraniana chega à região, e os gregos fundaram colônias entre os séculos VII-VI a.C. Durante o Império Romano do Ocidente (30 aC-476 d.C.) havia uma vasta rede de rotas comerciais que atravessavam o Mar Negro e passavam para o norte através do território ucraniano.


Fontes: Etimologias de Chile

Aprender Ucraniano