O que significa a gíria “Shawty”?
Shawty

O que significa a gíria “Shawty”?

Shawty é uma gíria que vem da palavra shorty (baixinha) e é utilizada para se referir a uma mulher que você acha “atraente”, é equilavente ao português “gatinha”, “brotinho”, “mina gata” ou até “gostosa”.

O contexto, entretanto, pode variar e determinar seu significado, pode ser considerado um elogio ou ofensa, dependendo de seu relacionamento com a pessoa e a situação em que é utilizada. Ou seja, tudo depende do contexto e das pessoas envolvidas, deve ser usada apropriadamente e com cautela.

Origem de shawty

Acredita-se que a gíria tenha se originado na cidade de Atlanta e a princípio foi usada por sua associação com a palavra “shorty” e seu significado literal – primeiro aparecendo como “baixinho(a)”, “pequeno(a)” antes de se transformar em “atraente” ou “amigo” (para homens também).

Tornou-se uma gíria popular nos EUA e usada com frequência em letras, como em In Da Club (50 Cent), o uso de shawty pode ser acompanhado por outros termos de gíria para enfatizar o estilo de linguagem e o tom de voz. É encontrada em inúmeras canções de rap, sendo, portanto, uma gíria urbana.

Go shawty, It’s your birthday!
Vai gatinha, é o teu aniversário!

Exemplos de uso

Aqui estão alguns exemplos de uso, principalmente em letras de músicas:

“Even though I’m not your man, you not my girl/Ima call you my shawty”, trecho de “Shawty”, de T-Pain

“I’m her baby/she my shawty/oh, we rockin'”, trecho de “My Love”, de The Dream feat. Mariah Carey

“Ooo I wanna see ya get it shawty, get it shawty”, trecho de “Get It Shawty”, de Lil’ Wayne

Aprender Inglês