A língua inglesa tem mais de 500 anos. E, nesse tempo, claro, acumulou muita história para atiçar as mentes mais curiosas. Confira dez curiosidades fascinantes sobre o idioma:

1 – O inglês é uma mistura de alemão antigo, nórdico antigo e da língua anglo-normanda. O idioma como o conhecemos — chamado de “inglês moderno” — só apareceu no século XV.

2 – A letra mais comum em inglês é o ‘E’ — ela representa 11% do que se escreve no idioma. Agora, a letra com que mais palavras começam é o ‘S’.

3 – Um erro de impressão criou a palavra dord numa edição de dicionário que circulou de 1932 a 1940. A palavra não tem significado; foi um erro tipográfico que acabou impresso e ficou conhecida como ghost word (palavra fantasma).

4 – O idioma oficial dos céus. O inglês é, de fato, o idioma padrão da aviação internacional. Não importa a origem do voo ou do piloto, a comunicação em voos internacionais deve ser conduzida em inglês, garantindo a segurança e a clareza em todas as operações.

5 – A palavra “I” (eu) é considerada uma das mais antigas e a mais curta da língua inglesa.

6 – O nome da flor “daisy” (margarida) tem uma bela origem. Ele deriva do inglês antigo para day’s eye (olho do dia), uma referência ao hábito da flor de abrir-se com a luz do sol e fechar-se à noite.

7 – William Shakespeare foi um grande inovador linguístico, criando inúmeras palavras que usamos até hoje. No entanto, ele usou a palavra armgaunt em Antônio e Cleópatra, cujo significado exato permanece um mistério e objeto de debate entre os estudiosos. Alguns estudiosos sugerem que foi um erro tipográfico e ele queria escrever armgant (magro nos braços). Já falamos aqui sobre algumas palavras inventadas por Shakespeare.

8 – Um pangrama (ou pantograma) é uma frase que utiliza todas as letras de um alfabeto. O pangrama mais famoso em inglês é: “The quick brown fox jumps over the lazy dog.” Ele é tradicionalmente usado para testar a funcionalidade de teclados e fontes tipográficas.

9 – O inglês é rico em formas de criar novas palavras. Além das compounds (palavras compostas, como sun + flower = sunflower), existem as blends, que são fusões de duas palavras, combinando seus sons e significados. O exemplo mais conhecido é “brunch”, que une breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).

10 – A palavra para a cor “orange” (laranja) só surgiu no inglês por volta de 1540. Antes disso, a palavra já existia para nomear a fruta, mas a cor ainda não tinha um nome próprio, sendo descrita de outras maneiras. Falamos sobre isso em Laranja: o que veio primeiro, a cor ou a fruta?.

💬 Quer aprender mais sobre este conteúdo?

Conectamos você a professores de diferentes partes do mundo, prontos para adaptar cada aula ao seu ritmo, seus interesses e seus objetivos.

Ver professores disponíveis
Compartilhar: