A Apple anunciou durante sua apresentação na WWDC 2020 que o iOS 14 virá com um tradutor nativo chamado simplesmente de “Translate”. De acordo com a empresa, esse recurso de tradução funciona em todo o sistema iOS, da mesma forma que o Google Tradutor nos dispositivos Android.
Segundo os desenvolvedores, o “Translate” oferece tradutor completo com funções para texto e voz. Ou seja, como qualquer tradutor tradicional para dois idiomas, podendo converter frases tanto faladas quanto escritas para a língua escolhida pelo usuário.
A tradução funciona localmente quando o usuário estiver offline, neste modo sem enviar dados para nuvem para poder traduzir. Quando online, o aplicativo usa os servidores da Apple para processar as traduções, para que os resultados sejam mais precisos.
O Translate foi projetado para ser o melhor e mais fácil aplicativo de tradução de conversas, oferecendo tradução rápida e natural em 11 idiomas. (Newsroom Apple)
Todas as traduções processadas localmente utilizam a tecnologia Neural Engine. Por conta disso, esse recurso estará disponível mesmo sem uma conexão com a Internet. Segundo a empresa, o aplicativo contará inicialmente com traduções para 11 idiomas, e mais deles deverão ser disponibilizados no futuro.
Por enquanto, os idiomas disponíveis no Translate do iOS 14 são: português, inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe e russo.
O iOS 14 já está disponível como Beta para desenvolvedores. A versão de testes do sistema operacional será disponibilizada para o público em julho e a versão final será lançada no quarto trimestre deste ano.
Fontes: Apple reimagines the iPhone experience with iOS 14 (em inglês) e Hands-on with the new built-in Translate app on iOS 14 (em inglês)