Apple lança aplicativo de Tradução no iOS 14 com 11 idiomas

Apple lança aplicativo de Tradução no iOS 14 com 11 idiomas

A Apple anunciou durante sua apresentação na WWDC 2020 que o iOS 14 virá com um tradutor nativo chamado simplesmente de “Translate”. De acordo com a empresa, esse recurso de tradução funciona em todo o sistema iOS, da mesma forma que o Google Tradutor nos dispositivos Android.

Segundo os desenvolvedores, o “Translate” oferece tradutor completo com funções para texto e voz. Ou seja, como qualquer tradutor tradicional para dois idiomas, podendo converter frases tanto faladas quanto escritas para a língua escolhida pelo usuário.

A tradução funciona de forma local quando o usuário estiver offline, neste modo sem enviar dados para nuvem para poder traduzir. Quando online, o aplicativo usa os servidores da Apple para processar as traduções, para que os resultados sejam mais precisos.

O Translate foi projetado para ser o melhor e mais fácil aplicativo de tradução de conversas, oferecendo tradução rápida e natural em 11 idiomas. (Newsroom Apple)

Todas as traduções processadas localmente utilizam a tecnologia Neural Engine. Por conta disso, esse recurso estará disponível mesmo sem uma conexão com a Internet. De acordo com a empresa, o aplicativo inicialmente contará com traduções para 11 idiomas, e mais deles deverão ser disponibilizados no futuro.

Translate iOS14 – Apple

Por enquanto, os idiomas disponíveis no Translate do iOS 14 são: português, inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe e russo.

O iOS 14 já está disponível como Beta para desenvolvedores. A versão de testes do sistema operacional será disponibilizada para o público em julho e a versão final será lançada no quarto trimestre deste ano.


Fontes: Apple reimagines the iPhone experience with iOS 14 (em inglês) e Hands-on with the new built-in Translate app on iOS 14 (em inglês)