Uma lenda muito popular sobre a origem da cachaça conta que, nos engenhos coloniais, escravizados cozinhavam o caldo de cana-de-açúcar em um tacho para fazer melado, mexendo sem parar. Um dia, cansados, teriam parado de mexer, e o melado “desandou”. Escondido do feitor, o melado azedou e fermentou; ao ser misturado com um novo lote e levado ao fogo, o álcool ali formado teria evaporado e voltado a pingar do teto do engenho – dando origem ao nome “pinga”. A lenda ainda associa o nome “água-ardente” ao ardor que a bebida causava sobre as costas marcadas por chibatadas.

Uma lenda desmentida por especialistas

Apesar de muito repetida, essa história é tratada por pesquisadores e especialistas em cachaça como uma lenda sem base histórica, não como fato documentado. Entre as inconsistências apontadas: vapor de álcool não condensa e pinga de um teto sem um sistema de destilação (alambique) adequado, e a aguardente arde ao ser ingerida, na garganta, e não ao entrar em contato com feridas na pele.

De onde vêm os nomes, então?

A etimologia de “cachaça” mais aceita entre pesquisadores – embora ainda debatida – liga a palavra a “cagaça”, a espuma retirada da fervura do caldo de cana durante a fabricação do açúcar, que era descartada, fermentava e, destilada, dava origem à bebida.

Já “água-ardente” não é um termo exclusivo da cachaça nem foi cunhado no Brasil: vem do latim aqua ardens, “água ardente”, da mesma raiz do espanhol aguardiente, do francês eau-de-vie e do italiano acquavite – todos termos genéricos usados há séculos, em várias línguas, para designar destilados de alta graduação, sejam de uva, cana ou cereais.

Quanto a “pinga”, a etimologia documentada vem do latim pendicare (“pingar”, “pender”), numa referência à gota que escorre lentamente do alambique de cobre durante o processo normal de destilação – e não de um acidente no teto do engenho.

Não basta beber, tem que conhecer!

Aprenda um novo idioma
com um professor particular.

Aulas online personalizadas, com professores de diferentes idiomas.

Aulas a partir de R$ 30
Encontrar professor
Compartilhar.