O Google Tradutor agora oferece uma pesquisa contextual aprimorada, tradução em realidade aumentada com o Google Lens e um aplicativo redesenhado para o sistema operacional iOS.
A ferramenta ganhou novos recursos que deverão deixar a experiência de uso mais completa e eficiente. A informação foi publicada no blog do Google, onde foi destacada como a inteligência artificial vem sendo importante para incrementar a experiência.
Uma novidade muito importante — já presente em outros tradutores — é que agora o Google Tradutor passará a exibir o contexto de palavras traduzidas para inglês, francês, alemão, japonês e espanhol. Pode parecer algo simples, mas é algo que ajuda bastante a entender melhor o sentido de expressões e línguas distintas, evitando traduções e entendimento errados.
Logo, independentemente da situação, você terá o que for necessário para traduzir com precisão e usar as frases certas, assim como expressões da língua local, ou as palavras apropriadas, dependendo do seu objetivo.
Além disso, o aplicativo do Tradutor para Android ganhou um novo design, que chegará ao iOS em breve. Há novos gestos, incluindo a capacidade de selecionar um idioma em poucos passos e de segurar a língua selecionada para mudar para outra utilizada recentemente. Deslizando para baixo, tem-se acesso às traduções recentes.
Os resultados, segundo o Google, também estão mais legíveis, sendo exibidos em uma fonte dinâmica que se ajusta à medida que o texto é digitado. São ainda mostradas traduções alternativas que ajudam a entender melhor o significado das palavras.
Novos idiomas também estão chegando ao Google Tradutor. São 33 adições, incluindo basco, corso, curdo, havaiano, hmong, iídiche, luxemburguês, sundanês, zulu e latim. Eles estarão disponíveis online ou para serem baixados para uso sem conexão à internet.
Por fim, foi anunciado que a função de tradução por imagem, seja em textos na internet/fotos ou usando a câmera, recebeu melhorias, usando IA e aprendizagem de máquina, de modo a ficar mais natural. Como mostramos por aqui, esse recurso foi integrado ao Google Lens no aplicativo do Tradutor.
A função de traduzir imagens usando a mesma fonte original, o AR Translate, também está sendo liberada para smartphones Android. A ideia é, com uso de IA, fazer a imagem traduzida parecer ao máximo com a original.
Via Mac Magazine e Blog do Google