Se você é adepto das peladas de fim de semana ou se é um jogador profissional, com certeza usa muitas gírias tanto em campo quanto fora dele. Muitas destas expressões e gírias são utilizadas no dia-a-dia também. Conheça agora algumas expressões e gírias do Futebol.
A
Artilheiro: jogador que mais gols marca num campeonato.
Arqueiro: mesmo que goleiro.
B
Bandeirinha: são os dois auxiliares do árbitro principal de um jogo.
Beque de fazenda: jogador de defesa bruto, que costuma tirar a bola do atacante com uso de jogadas duras ou violentas.
Bola venenosa ou bola com veneno: bola chutada com efeito que leva muita dificuldade para o goleiro.
C
Caneta: quando um jogador passa a bola por debaixo das pernas de outro jogador.
Cavar uma falta: simular uma situação, forçar para que o árbitro dê a falta.
Cartolas: dirigentes de futebol.
Catimba: atitudes que os jogadores fazem para atrasar o jogo ou deixar os adversários nervosos.
Chocolate: quando um time ganha de outro com grande diferença de gols (goleada).
Craque: jogador muito bom.
Camisa doze: termo usado para fazer referência a torcida de um time.
Carrinho: quando um jogador tenta tirar a bola do adversário, acertando a bola através de um escorregão.
Chapéu: quando um jogador chuta a bola por cima da cabeça de outro, pegando-a do outro lado.
Chute de bicicleta: chute no ar em que o jogador, de costas para o gol, dá uma pedalada no ar e acerta a bola.
Chorão: para referir-se ao jogador que reclama de tudo: do time, da bola, do campo.
D
Drible da vaca: quando o jogador chuta a bola pelo lado do adversário, passando pelo lado contrário e pegando-a na frente.
E
Estar na banheira: quando o jogador fica somente no ataque, esperando a bola chegar nele para fazer o gol. Desta forma, o jogador não volta para ajudar na marcação.
Espalmada: quando o goleiro evita o gol, jogando a bola com as mãos pela linha de fundo.
F
Fazer cera: demorar na reposição de bola para tirar proveito do gasto do tempo.
Frangueiro: goleiro que toma muitos gols ou que deixa entrar uma bola fácil de agarrar.
Frango: quando um goleiro toma um gol a partir de um chute fraco ou facilmente defensável.
Foguete ou torpedo: chute muito forte.
Fintar: driblar, passar pelo jogador adversário.
Firula: jogadas enfeitadas sem propósito de fazer o gol.
Futebol de várzea: O termo futebol de várzea é por vezes usado como uma versão paulista do termo pelada, ainda que a pelada seja mais ampla, podendo abranger também partidas informais.
G
Golaço: gol muito bonito, feito em situação de dificuldade.
Guarda-metas: mesmo que goleiro.
Ganhar de virada: quando um time que começa perdendo consegue ganhar o jogo.
Gol olímpico: gol feito a partir da cobrança de um escanteio em que a bola entre diretamente no gol.
Gol relâmpago: gol marcado nos primeiros segundos do jogo.
Gol de peixinho: é um gol de cabeça, feito por um jogador que pula para cabecear uma bola a meia altura.
I
Isolar a bola: tirar a bola do adversário, chutando-a para fora do campo.
J
Juiz: nome popular dado ao árbitro do jogo.
Jogador pé murcho: jogador ruim, que joga mal.
Jogador açougueiro: jogador que utiliza de jogadas violentas.
Jogador liso: jogador rápido que consegue passar pelos adversários sem perder a bola.
L
Ladrão: jogador que vem por trás do outro com o objetivo de tomar a bola.
M
Matar a jogada: cometer falta para evitar o avanço do adversário em direção ao gol.
Marcação homem a homem: quando os jogadores de um time marcam os adversários individualmente.
Mão furada ou mão-de-alface: goleiro que costuma rebater muito os chutes adversários.
N
No pau: expressão criada e popularizada pelo locutor Silvio Luis, utilizada quando a bola bate na trave.
O
Onde a coruja faz o ninho: quando a bola entra no ângulo (bem no cantinho do gol).
P
Pênalti: falta cometida dentro da área.
Pelada ou peladinha: conhecida também como racha, rachão, baba (termo geralmente utilizado na Bahia, Pernambuco e Sergipe) é o nome dado a uma partida recreativa de futebol. Pelada também é uma gíria utilizada para designar uma partida profissional de baixa qualidade técnica/tática ou desinteressante.
Placar: local onde o resultado do jogo é mostrado. A palavra é usada também para fazer referência ao resultado final do jogo.
Ponte: defesa feita pelo goleiro em que ele pega uma bola que ia entrar no ângulo do gol.
Pipoqueiro: jogador que foge das jogadas mais duras para não correr o risco de contusão.
Prorrogação: tempo adicional para uma partida que terminou empatada. Corresponde a dois tempos de 15 minutos.
R
Resenha: conversa, bate-papo com os amigos
Ramelar: é o jogador que erra muito em quadra, erra gol feito ou perde a bola e dá a chance pro adversário
T
Tapete: gramado de campo com excelente qualidade.
Tapetão: jogo disputado na justiça desportiva.
Tabela: troca rápida e eficiente de passes entre jogadores de um mesmo time.
Tirambaço: chute muito forte em direção ao gol.
V
Volante: jogador de marcação que joga da região central do campo.