Google IA: traduções de conversas em tempo real

Google IA: traduções de conversas em tempo real

A gigante de Moutain View apresentou alguns dos novos recursos do Google Tradutor em um evento sobre IA (Inteligência Artificial) em São Francisco, EUA.

Desde o ano passado, o Google vem apresentando grandes melhorias em seu tradutor de idiomas. Sua inteligência artificial (IA) está cada vez mais poderosa, com o aprendizado de máquina realizando as otimizações nas traduções e a compreensão dos sons de maneira cada vez mais precisa.

Esta semana, a companhia mostrou os avanços de sua IA e uma das frentes foi justamente sobre a conversão de palavras e frases. Foi divulgado um novo recurso que permitirá que as pessoas usem seus smartphones para traduzir conversas em tempo real para um idioma que não está sendo falado.

A ferramenta está sendo testada em vários idiomas, incluindo espanhol, alemão e francês, e estará disponível no aplicativo Google Tradutor nos próximos meses, afirma Bryan Lin, engenheiro da equipe de desenvolvimento.

Avanços na IA

De maneiras gerais, o Google tem investido fortemente na IA e em Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e com isso tem evoluído consideravelmente suas ferramentas. No ano passado introduzio o “modo intérprete” para o Google Assistant, que permite que as pessoas falem em dois idiomas ao mesmo tempo.

E divulgou ter conseguido projetar um processador quântico chamado Sycamore, que em 200 segundos, foi capaz de concluir uma tarefa que levaria 10 mil anos para ser realizada no atual supercomputador mais rápido do mundo.

A companhia também reforça seus avanços no projeto I/O Braid, que permite às pessoas controlarem um dispositivo interagindo com um fio. Por exemplo, você pode iniciar, parar e aumentar o volume da música no seu smartphone apertando ou torcendo o cabo de fones de ouvido. Outra iniciativa, originária do Google Health, tem como objetivo tentar detectar anemia em pacientes.

O Google também se pronunciou recentemente sobre a necessidade de uma regulamentação sobre a IA. Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, disse que a IA deve ser regulada para evitar possíveis consequências negativas de coisas como deepfakes e reconhecimento facial. “Não há dúvida de que a inteligência artificial precisa ser regulamentada. É muito importante falar sobre esse assunto. A única questão é como abordá-lo”, disse ele em um artigo para o Financial Times.


Oringinal: Google to translate and transcribe conversations in real time (em inglês) | Fontes: Google está muito perto de lançar tradutor de idiomas em tempo real no Android