32 Curiosidades da Rússia

32 Curiosidades da Rússia

Confira alguns fatos curiosos sobre a Rússia, sua cultura e seus costumes.

1. O Natal é comemorado pelos russos em 7 de janeiro, uma semana depois do Ano novo.

2. O Ano Novo é o feriado mais importante do país, quando os russos enfeitam suas casas com decorações tradicionais do Natal, como árvores, pisca-pisca e velas.

3. Ninguém trabalha durante 10 dias após o Ano Novo, pois é feriado nacional, e essa folga não é incluída nos 28 dias de férias anuais.

4. A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

5. Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.

6. A Rússia é membro do Conselho de Segurança da ONU e membro da CEI – Comunidade de Estados Independentes, formada por ex-Estados da União Soviética.

7. A capital e cidade mais populosa da Rússia é Moscou (também conhecida como Moscovo), com 10,5 milhões de habitantes.

8. Localizada no Hemisfério Norte, a Rússia é um país de clima ártico, temperado e subtropical. As temperaturas máximas dificilmente passam dos 25º C no verão. As mínimas variam entre -40º C ao Norte e -8º C no Sul durante o inverno.

9. A Rússia é o país com o maior número de países vizinhos.

10. A Vodka foi introduzida na Rússia no período 1448-1474. O nome Vodka vem da palavra russa para a água: voda.

11. As cidades mais populosas da Rússia são, pela ordem: Moscou, São Petersburgo, Novosibirsk, Ecaterimburgo, Novgorod e Samara.

12. A maior floresta do mundo é a taiga russa. Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

13. As missas nas igrejas ortodoxas são acompanhadas de pé e as mulheres costumam usar véus nas igrejas.

14. O pão típico da Rússia é o pão de centeio.

15. Os russos mantêm o hábito de receber as visitas com pão enfeitado e sal.

16. Moscou é uma das cidades com maior número de bilionários do mundo.

17. O ponto mais próximo entre a Rússia e a América está separado por apenas 4 km.

18. O comprimento total das paredes do Kremlin é 2.235 metros.

19. Os russos utilizam o nome do pai como um nome médio e adicionam o vich (filho de) para meninos, ovna ou evna (filha de) para meninas.

20. Jamais dê flores para um russo em quantidade par. Deve-se dar sempre em número ímpar. Por exemplo, se for dar rosas, dê sempre 1, 3, 5…

21. Os russos não se cumprimentam embaixo da porta, pois dá azar.

22. Os russos são desconfiados, o que pode deixar a atmosfera tensa. No entanto, quando percebem que não há motivo para suspeita, se tornam muito simpáticos e hospitaleiros.

23. Os carros possuem volantes normalmente no lado esquerdo, mas você pode ter um carro com volante no lado direito, em virtude da grande importação de carros japoneses, especialmente no leste do país.

24. As distâncias Leste-Oeste e Norte-Sul da Rússia são realmente grandes e significantes. Leste e Oeste são separados por mais de 9.000 Km de terra. A distância mínima entre Norte e Sul é de 2.500 Km e a máxima, de 4.000 Km.

25. A Rússia é subdividida em 89 regiões (Oblasts), entre os quais 21 repúblicas, nove territórios, quatro territórios autônomos, duas cidades federais (Moscou e São Petersburgo) e uma província autônoma judaica.

26. O Império Russo foi o terceiro maior império da história, abrangendo terras que iam da Polônia ao Alasca. Detalhe: as terras do Alasca foram vendidas aos Estados Unidos.

27. A Rússia foi o maior Estado da antiga União Soviética. Após a desintegração da União Soviética – cujo nome oficial era União das Repúblicas Socialistas Soviéticas –, passou a ser oficialmente chamada de Federação Russa.

28. A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e Estado-membro da CEI – Comunidade de Estados Independentes, formada por ex-repúblicas da União Soviética.

29. A Rússia é um dos cinco Estados com armas nucleares do mundo. Ela possui, ao lado dos Estados Unidos, um gigantesco arsenal nuclear.

30. Um dos símbolos da Rússia é a Matrioska. As matrioskas são bonecas que funcionam da seguinte forma: Dentro de uma boneca maior, existe uma sequência de outras menores. Abrindo uma a uma, você encontra as bonecas menores. Para o povo russo, quando presenteamos alguém com uma matrioska, a intenção é desejar sorte e amor.

31. A primeira mulher e o primeiro homem a visitar o Espaço Sideral são russos. O russo Yuri Alekseievitch Gagarin já tinha visitado o espaço em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1, quando Valentina Vladimirovna Tereshkova, a primeira cosmonauta também russa saiu da atmosfera terrestre e também chegou ao espaço em 16 de junho de 1963, na nave Vostok VI.

32. O Alasca foi um estado russo vendido aos Estados Unidos da América
No ano de 1867, os EUA compraram o território do estado do Alasca do Império Russo. A compra do Alasca fez com que o território Norte Americano crescesse em 1,5 milhão de quilômetros quadrados!

Aprender Russo