A palavra “férias” tem suas raízes na língua latina, mais precisamente na palavra feriae, que remetia aos dias em que os romanos pausavam suas atividades cotidianas por motivos religiosos. Curiosamente, essa mesma origem nos deu os “feriados”, aqueles dias em que também fazemos uma pausa no trabalho e na rotina para celebrar ou descansar.

Ao olharmos para outras línguas, como o espanhol com “vacaciones”, o francês com “vacances”, o italiano com “vacazione” e o inglês com “vacations”, encontramos uma ligação comum. Todas essas palavras brotam do termo latino “vacationem”, que significa lazer ou folga. Essa palavra, por sua vez, vem de “vacare”, que carrega a ideia de estar livre, desocupado, um espaço vazio, vácuo ou falta. Palavras utilizadas para se referir às férias escolares e de trabalho.

Mas e em russo, como se fala “férias”? Assim como nas línguas que mencionamos antes, o termo para férias também é usado no plural. Quando estamos falando de férias escolares, usamos a palavra каникулы (kanikuly). Já para se referir àquele período de descanso do trabalho, os russos usam a palavra отпуск (otpusk).

Каникулы (férias escolares)

A palavra russa “каникулы” (kanikuly), que se refere a férias escolares, tem uma origem interessante e um tanto inesperada. Ela vem do latim “caniculae” e significa “canícula” – diminutivo de “canis” (cão), que significa “cão pequeno”. Essa expressão latina se referia ao período mais quente do ano, associado ao surgimento da estrela Sirius (conhecida como a Estrela do Cão, da constelação Canis Major) no céu noturno, geralmente no final de julho e início de agosto. Para os egípcios, a estrela Sirius era considerada a “estrela do calor”. Essa era uma época em que as atividades podiam ser reduzidas ou pausadas devido ao calor extremo.

Origem da Canícula

Canícula é um termo que designa períodos de ondas de calor em geral associadas à presença circulações atmosféricas anticiclônicas quase estacionárias, encontradas durante eventos de bloqueio atmosférico. Refere-se a passagem aparente do disco solar pela constelação de Cão Menor, fenômeno de risco natural que ocorre durante o verão do Hemisfério Norte em agosto e no Hemisfério Sul em fevereiro. A expressão onda de calor é também usada.

O nome ‘canícula’ remete à Grécia Antiga. Assim era chamada a época do ano em que a constelação Cão Maior alcançava uma posição central no céu, o que correspondia aos dias mais quentes do ano no hemisfério norte, conhecidos como “dias de cão”.

Отпускm (férias do trabalho)

A palavra russa “отпуск” (otpusk), que se refere a férias do trabalho ou licença, tem suas raízes no verbo “отпустить” (otpustit’), que significa “liberar” ou “deixar ir”. Este verbo compõe-se de duas partes: o prefixo “от-” (ot-), que indica uma separação ou um movimento para longe de algo, e “пустить” (pustit’), que significa “lançar” ou “deixar ir”.


Fontes: Curso Russo

Compartilhar