Привет! (Privet!) – Olá! Hoje vamos trazer algumas dicas de russo para iniciantes, e falar sobre 10 razões pelas quais o russo não é tão difícil quanto você pensa. Давайте начнем! (Davayte nachnem!) – Vamos lá!

O russo é uma língua normalmente vista como difícil. Essa reputação vem, em especial, do alfabeto russo, que difere do alfabeto latino moderno com o qual você está provavelmente acostumado(a). Entretanto, aprender russo é muito mais do que apenas aprender o alfabeto — que, aliás, é bem mais fácil do que as pessoas pensam.

Essa língua tem pelo menos 10 peculiaridades que você precisa conhecer, já que elas vão facilitar seu caminho para o sucesso. Então, concentre-se nessas 10 dicas de russo para iniciantes e comece a aprender russo agora mesmo.

A pronúncia é regular e clara

Acredite, a pronúncia do russo é até mais fácil do que a pronúncia do inglês, mesmo quando se trata de russo para iniciantes… Depois que você aprenda o básico, não precisa mais se preocupar com isso.

As vogais do russo são um ótimo exemplo. No russo, há 10 vogais. Mas nada de pânico, porque elas vêm em pares:

  • ая (a – ja)
  • эе (e – je)
  • оё (o – jo)
  • ую (u – ju)
  • e, depois, um par especial: иы (i – y)

Alfabeto diferente

Como dissemos há pouco, muita gente pensa que o russo é difícil de aprender apenas devido ao alfabeto cirílico. Mas essa dificuldade é superestimada. Mesmo que o alfabeto seja diferente, ele é só um alfabeto. Ao contrário dos alfabetos japonês ou chinês, você não vai precisar aprender ideogramas ou símbolos que representam palavras ou frases inteiras.

O alfabeto cirílico é composto de letras, exatamente como o latino. Além disso, se você aplicar algumas regras simples, pode aprender a ler o alfabeto cirílico em menos de três horas. Quer começar agora mesmo? Confira este outro artigo que publicamos aqui no site! Com as nossas dicas, mesmo o alfabeto cirílico se torna um bom conteúdo de russo para iniciantes.

No russo não há artigos

O francês, o italiano e o espanhol, entre outras línguas, usam artigos para dar informações sobre os substantivos. Em espanhol, por exemplo, os estudantes devem saber o gênero da palavra para usar o artigo certo. “Casa” é feminino. Então, devemos dizer “la casa”.

Aqui vai uma boa notícia: em russo, você não precisa se preocupar com os artigos. Não precisa se esforçar para memorizá-los ou aprender a usá-los, porque eles não existem. Se você quer dizer “a casa” ou “uma casa”, simplesmente diz “dom”, que significa “casa”. Isso facilita muito a vida de quem ainda é iniciante no russo, certo?

A ordem das palavras não é fixa

Outra dica que não pode faltar na nossa lista de russo para iniciantes é que a ordem das palavras não deve ser uma preocupação. Nas frases russas, a ordem das palavras é bem mais livre do que em outras línguas.

Você pode mudar a posição das palavras em uma frase, dependendo do que quer salientar. Saber como a ordem das palavras pode alterar o tom das suas frases é útil para quem está no nível avançado. Mas quando você está começando, se concentre apenas em acertar as palavras.

Para falar de forma educada

Para ser educado(a) em russo, basta adicionar uma simples palavra a qualquer frase. Esta palavra é “пожалуйста” (pazjálusta).

Ela pode significar “por favor”, e também pode ser usada em outras expressões que demonstram educação. Você não precisa aprender um monte de frases de cor. Uma palavra serve para todas.

Poucos tempos verbais

O idioma russo só tem 3 tempos verbais: o presente, o passado e o futuro; e 2 aspectos: o imperfectivo e o perfectivo. O imperfectivo é usado para salientar que uma ação não foi concluída E o aspecto perfectivo mostra que uma ação terminou.

Outra peculiaridade do idioma russo é que não há presente para o verbo “ser” / “estar”, que está entre os verbos mais usados. Exemplos:

Para dizer “Eu sou/estou feliz” vamos dizer “Я счастливый (ia shzastlívy)” = “Eu feliz”.
“Eu sou inglês” seria “Я англичанин (ia anglichánin)” = “Eu inglês”, se quem está falando é um homem. “Este livro é grande” seria “Эта книга большая (eta kn’iga bolsháia)” = “Este livro grande”.

Este aspecto com certeza vai facilitar sua vida, já que você não terá que se preocupar com a pessoa, o gênero ou o número a usar para conjugar este verbo.

Tornar uma frase negativa

Outra vez, há apenas uma palavra para tornar uma frase negativa. Para negar um verbo, substantivo ou adjetivo, em russo, simplesmente coloque “не” (nie) na frente da palavra. Por exemplo:

A frase afirmativa “Я иду в кино” = “Eu vou ao cinema”, se torna negativa quando inserimos “не” = “Я не иду в кино” = “Eu não vou ao cinema”.

O adjetivo “Он терпеливый” = “Ele é paciente”, se torna negativo quando adicionamos o prefixo “не”: “Он нетерпеливый” = “Ele é impaciente”.

O mesmo acontece com substantivos e pronomes: “Это она” = “Esta é ela” se torna negativo quando adicionamos “не”: “Это не она” = “Esta não é ela”.

Semelhanças com o inglês

Aprender russo fica mais fácil quando você sabe que muitas palavras russas são parecidas com a sua tradução no inglês. Quer alguns exemplos? “center”, “class”, “film”.

Em frases interrogativas mude a entonação

Como dissemos antes, em russo, a ordem das palavras não importa. Então, para fazer uma pergunta, você só precisa dar ênfase à palavra mais importante, mudando sua entonação. Na pergunta “Você está indo para casa?” é possível enfatizar qualquer dessas palavras para fazer sua pergunta. Ou seja, você pode dizer:

  • Ты домой идёшь? ou
  • Ты домой идёшь? ou
  • Ты домой идёшь? (Ty domoy idosh’?)

… Dependendo da informação sobre a qual quer perguntar: “você”, “casa” ou “ir”. Isso facilita muito a comunicação!

Conte com a ajuda dos nativos

Por último, mas não menos importante: os russos ficarão felizes em ver você se esforçando para aprender a língua deles.

Eles estarão orgulhosos em compartilhar sua língua e cultura, e prontos a ajudá-lo(a). Por isso não hesite em conversar com eles, mesmo que ainda seja um principiante! Você vai se apaixonar por esse idioma e pelo país de onde ele vem.


Via Mosalingua

Compartilhar