Pesquisar
Pesquisar
Uallera – uma palavra que você precisa conhecer

Uallera – uma palavra que você precisa conhecer

Há uma palavra da língua napolitana que é dita pelo menos uma vez por dia pelos napolitanos, trata-se da palavra “uallera”. Em seu significado literal indica “escroto, testículos” mas tem uma uma infinidade de outros significados.

O termo “uallera” (ou “guallera”) veio do árabe “wadara” significando “hérnia”, mas foi introduzida ao napolitano com o significa original de “scrotum” (escroto, testículos – no latim), hoje em dia é raramento usada com este sentido. Atualmente indica uma sensação geral de indolência, preguiça ou tédio, causada por uma situação, pessoa ou evento em especial.

Para os napolitanos, uallera é um estado de espírito e raramente é pronunciada isoladamente, mas sim em expressões ou frases que geralmente apontam para algo comum, justamente o sentimento de tédio ou preguiça.

A expressão mais utilizada com este termo é “teng’ ‘a uallera” (literalmente “eu tenho uallera“), usado para dizer aos outros sobre a preguiça ou tédio que a pessoa está sentido, além do desejo de simplesmente descansar, não fazer nada. Outra expressão muito usada, principalmente para apontar alguém como preguiçoso ou lento é “sei una uallera” (literalmente “você é um uallera“).

Algumas outras expressões com “uallera” são “m’agg’ ‘abboffat’ ‘a uallera” (“minha uallera inchou”); “m’è fatt’ a uallera a plissè” (“você enrugou minha uallera“), ou seja, para indicar que ficou muito incomodado ou aborrecido com algo. Algumas mais violentas como “m’agg ‘sfrantecat’ ‘a uallera” (“minha uallera foi demolida”) e “m’ scaravetrat’ ‘a uallera” (“você lixou minha uallera“). Ou variações culinárias como “è prop’ n’a uallera ‘a pizzaiola” (“é realmente uma uallera à la pizzaiola*”).

*Pizzaiola é um molho típico napolitano com tomates, azeitonas, alho e orégano.

Como você percebeu, uallera é uma palavra poderosa, sempre presente nas bocas napolitanas, uma expressão que sai de forma natural e até mesmo harmoniosa e prazerosa, que tem função purificadora e que é amplificada quando utilizada junto às expressões como as mencionadas acima. Uallera evoca todo esse sentimento napolitano.

Mais do que isso, essa palavra parece criar uma sensação de incrível bem-estar interior a quem fala, e tem uma função de alívio, dizem os napolitanos. Experimente pronunciá-la dessa forma e sinta a força dessa palavra.


Original: The Neapolitan word of the day: Uallera (em inglês)