Aproximadamente 70 milhões de pessoas falam italiano como língua materna. Essas pessoas vivem principalmente na Itália, mas também no sul da Suíça – a “Suíça italiana” – e também na República independente de San Marino e a Cidade do Vaticano (aqui o italiano é a língua oficial ao lado do latim). O italiano é também falado pela população italiana da Istria (região na Eslovênia e Croácia) e Dalmácia (Croácia).

Além disso, a população local da Córsega fala um dialeto italiano. A língua corsa é uma língua rômanica, que foi influenciada principalmente pelo dialeto toscano e genovês. No Département Alpes-Maritimes – especialmente em sua capital Nizza – e no Principado de Mônaco, muitas pessoas entendem italiano sem dificuldade.

Outro aspecto interessante é a influência da televisão, que faz com que muitos albaneses adquiram conhecimentos de italiano. Também em Malta, onde o italiano desempenha um importante papel como língua de ensino, la lingua del Bel Paese (“a língua do belo país”) é entendida por muitos. Nas antigas colônias de Eritreia, Etiópia e Líbia, o italiano ainda desempenha um papel importante como língua comercial e educacional.

Existem também várias comunidades de língua italiana nas Américas devido ao forte movimento de emigração italiana, particularmente na Argentina, Brasil (15% da população brasileira é de descendência italiana), EUA, Canadá, México, Venezuela e Uruguai.

Vale a pena aprender

Além do fascinante estilo de vida e despreocupada dos italianos, a influência da cultura italiana é de grande importância. Seja compositores italianos, escritores, pintores, escultores, arquitetos, diretores de cinema ou designers, todos são conhecidos mundialmente. Quem aprende italiano, aprende um mundo novo e fascinante. Além disso, abre novas portas para qualidade de vida, novas amizades e impulsos culturais.

A língua italiana é harmoniosa e musical. E se não fosse o bastante, a Itália é um dos lugares mais visitados pelos turistas no mundo! Mas para se sentir em casa na Itália e conhecer melhor as pessoas, é importante conhecer a sua língua e cultura. Outro argumento motivador para estudar italiano é la cucina italiana (“a cozinha italiana”), que já faz parte do nosso dia a dia.

Buscando um professor de italiano?

Aprenda de forma flexível e personalizada! Nós temos o professor particular que se adapta ao seu orçamento e agenda.

Ver professores de italiano
Compartilhar