As novas palavras que farão parte da língua italiana em 2023

As novas palavras que farão parte da língua italiana em 2023

A edição de 2023 do Dicionário Zingarelli adicionou 1000 palavras provenientes da língua falada, resultado de um mundo em constante transformação e mudanças.

Boomer, docuserie, adultizzare, metaverso. Esses são apenas alguns dos novos termos incluídos ao Zingarelli 2023, a versão online e digital do famoso dicionário de expressões populares que todos os anos reúne palavras provindas da língua falada. São termos que traduzem mudanças de estilos, um mundo mais sustentável e a evolução das tecnologias; entre as novas palavras que passam a fazer parte da língua italiana, também encontraremos neologismos emprestados de outras línguas e palavras relacionadas às questões sociais da atualidade.

Selecionamos 10 dessas novas palavras que passaram a fazer parte do Zingarelli. Vamos descobrir sua origem e significado.

Boomer

Conforme o site da Accademia della Crusca, a palavra Boomer é uma denominação irônica e pejorativa, atribuída a uma pessoa que apresenta atitudes ou modos de pensar hoje considerados “ultrapassados” ​​pelas novas gerações. Por extensão, indica uma pessoa que nasceu nos anos do chamado “baby boom” (em tradução literal “explosão de bebês”), ou seja, no período de forte crescimento demográfico de vários países ocidentais no final da Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964.

Docuserie

Com a popularidade das plataformas de streaming, o termo “docuseries” ganhou espaço na linguagem popular. A palavra indica produções midiáticas de TV que utilizam técnicas audiovisuais do gênero documental, distribuídos em formato de série, em capítulos, episódios ou temporadas.

Metaverso

Na literatura futurista e na ficção científica, o metaverso é uma iteração hipotética da internet como um único mundo virtual imersivo universal, facilitado pelo uso de realidade virtual e realidade aumentada. Essa palavra ganhou destaque após ser usada pelo dono do Facebook para apresentar sua visão sobre a evolução das redes sociais e da própria internet.

Adultizzare

Conforme consta no site da Treccani, esse verbo significa “tornar-se adulto, fazer alguém se tornar um adulto precocemente”. Esse verbo indica a tendência de atribuir às crianças responsabilidades e hábitos dos adultos, privando-as da despreocupação típica da infância.

Algocrazia

Como já indicavam Alessandro Delfanti e Adam Arvisson no livro “Introduzione ai media digitali” de 2013, com a palavra algocrazia “descreve-se um ambiente digital e de mídias sociais em que o poder é exercido de forma cada vez mais profunda por algoritmos, ou seja, programas de computador que regem as formas de interação e de organização e dificultam outras”. Ou conforme lemos no site da Accademia della Crusca, uma forma de sociedade baseada no domínio dos algoritmos.

Videoricetta

Falando em digital e multimídia, esta palavra refere-se a vídeos produzidos para a web e redes sociais em que um chefe ou especialista em culinária explica as diferentes etapas de preparação de um prato. Este termo, como as outras novas palavras indicadas neste artigo, também é resultado das várias tendências que estão cada vez mais populares nos últimos tempos.

Fat shaming

Termo emprestado da língua inglesa que indica uma forma de “discriminação” contra pessoas com o corpo fora dos “padrões” de saúde e beleza. É um tipo de body shaming que afeta especificamente pessoas gordas e obesas.

Green washing

Outro neologismo da língua inglesa, geralmente traduzido como “ecologismo de fachada” ou “ambientalismo de fachada”, que indica a estratégia de comunicação de certas empresas, organizações ou instituições políticas destinadas a construir uma autoimagem enganosamente positiva em termos de impacto ambiental, visando desviar a atenção do público sobre os efeitos negativos para o meio ambiente, decorrentes de suas atividades ou produtos.

Sindemia

A palavra, como lemos em Treccani, indica o conjunto de problemas sanitários, ambientais, sociais e econômicos produzidos pela interação entre duas ou mais patologias epidêmicas, que têm sérias repercussões nas condições de vida da população afetada.

Transizione ecologica

Entre as novas palavras relacionadas ao tema da sustentabilidade, a transição ecológica é aquele processo de inovação tecnológica e revolução ambiental, que favorecerá as economias, que não consideram apenas os lucros econômicos, mas também o respeito à sustentabilidade ambiental, uma tendência dos próximos anos.


Original: Le nuove parole che entrano a far parte della lingua italiana nel 2023 (em italiano)

Aprender Italiano