Se o seu objetivo é construir uma base sólida no inglês, você precisa começar pelos pilares da gramática: os verbos to be (ser/estar) e to have (ter). Eles não são apenas os mais usados, mas também os que possuem regras mais particulares.

Este guia prático irá simplificar as conjugações, contrações e a formação de frases com estes verbos essenciais. Consulte o nosso Guia de Pronúncia para mais detalhes da pronúncia em inglês.

To be (ser)

O to be é o único verbo em inglês que se conjuga de maneiras diferentes para cada pronome e é a exceção na forma de negar e perguntar. As contrações (como I’m e You’re) são preferenciais na comunicação falada e escrita informal.

I am (I’m)
Eu sou

You are (You’re)
Tu és, você é, vós sois, vocês são.

He is (he’s)
Ele é.

She is (she’s)
Ela é.

We are (we’re)
Nós somos.

They are (They’re)
Eles são, elas são.

Frases comuns

I’m tired.
Eu estou cansado(a).

You’re on time.
Você chegou a tempo, vocês chegaram a tempo.

Is she happy?
Ela está feliz?

We’re Scottish.
Nós somos escoceses.

I’m English.
Eu sou inglesa.

I’m not tired.
Eu não estou cansado(a).

Atenção à negação: O to be é o “chefe” e não precisa de verbos auxiliares. Basta adicionar not logo após a forma conjugada (am, is, are). Você também pode usar as contrações: isn’t (is not) ou aren’t (are not).

To have (ter)

O verbo to have (Ter) é mais simples. Ele segue a regra geral dos verbos de ação em inglês e usa os auxiliares do e does para perguntas e negações. Apenas a terceira pessoa do singular (He, She, It) é diferente, trocando have por has.

I have
Eu tenho

You have
Tu tens, você tem, vós tendes, vocês têm

He has
Ele tem

She has
Ela tem

We have
Nós temos

They have
Eles têm, elas têm

Frases comuns

He has a meeting.
Ele tem uma reunião.

Do you have a mobile phone?
Você tem celular? Vocês têm celular?

They have a half-brother.
Eles têm um meio-irmão.

She has a large suitcase.
Ela tem uma mala grande.

Frases negativas

Ao contrário do to be, o to have (e a maioria dos verbos em inglês) precisa do auxiliar do ou does para construir frases negativas e interrogativas.

Para as frases negativas, em geral, acrescenta-se do not /does not antes do verbo. Essas formas costumam-se contrair para don’t / doesn’t (dont/dâzant).

O verbo to be é exceção — neste caso, acrescenta-se “not” depois do verbo: I’m not English (Eu não sou inglês); he’s not tired (Ele não está cansado). Também é possível contrair “is not” para “isn’t” (iznt) e “are not” para “aren’t” (arent).

Note que nas perguntas e negações, o verbo principal volta sempre para a forma base, have, mesmo para he, she, it. Isso acontece porque o auxiliar (does ou doesn’t) já carrega a conjugação da terceira pessoa.

Frases comuns

Do you have a mobile phone?
Você tem celular?

I don’t have a mobile phone.
Eu não tenho celular.

She doesn’t like coffe.
Ela não gosta de café.

They’re not married.
Eles não são casados.

I’m not sure.
Eu não tenho certeza.

He doesn’t have any children.
Eles não têm filhos.

I don’t have a car.
Eu não tenho carro.

💬 Quer aprender mais sobre este conteúdo?

Conectamos você a professores de diferentes partes do mundo, prontos para adaptar cada aula ao seu ritmo, seus interesses e seus objetivos.

Ver professores disponíveis
Compartilhar: