Good bye, Lenin!

Good bye, Lenin!

Filme: Good bye, Lenin! (Adeus, Lênin!)
Ano: 2003 – Alemanha
Direção: Wolfgang Becker

Inspirado em um período importante da história cultural da Europa – a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. Good Bye Lenin! é uma comédia um pouco surreal – mas nem por isso menos irresistível – que leva o espectador do sorriso às lágrimas de uma hora para outra.

Sinopse

Em 1989, Alexander Kerner (Daniel Brühl) é um típico jovem de Berlim Oriental que vive com sua mãe, sua irmã e uma sobrinha. Após seu pai ter abandonado a família e fugido para o Ocidente, sua mãe, Christiane (Kathrin Sass), tornou-se uma professora engajada na causa do socialismo, praticamente “casada com a pátria socialista”, como definia Alex. No aniversário dos 40 anos da RDA, Alex junta-se a multidão nas ruas para protestar contra o governo. Quando Christiane testemunha o filho ser preso pelo batalhão da choque da polícia, sofre um ataque cardíaco que a deixa em coma no hospital durante oito meses.

Nesse meio tempo, ocorre a queda do Muro de Berlim, a reunificação da Alemanha, e a entrada da economia capitalista no antigo país. Quando Christiane desperta, o médico instrui a Alex Kerner que uma outra parada cardíaca pode ser fatal, logo precisa cuidar da saúde psicológica de sua mãe. Temendo por isso, Alex busca protege-la, criando uma ilusão de que RDA continua de pé. Sua vida torna-se um museu do socialismo, enquanto o país é transformado pelo capitalismo.

Um filme marcante e cômico que mostra Alex se desdobrando, fazendo o possível e o impossível para manter a ilusão de que Berlim em nada mudou.

Interesse linguístico

Good Bye Lenin! enriquecerá seu vocabulário de maneira diversificada, atual e com uma linguagem quotidiana. Trata-se de uma comédia que teve bastante sucesso tanto dentro quanto fora da Alemanha.

Um filme para assistir em alemão. Assista uma primeira vez com legendas em português. Depois, passe para as legendas em alemão e, aos poucos, tente abrir mão das legendas para aprimorar sua compreensão oral.

O filme possui um linguagem da vida cotidiana, com um vocabulário bem rico e variado.