Quando eu penso na língua chinesa, pessoalmente, eu fico um pouco frustrado. Eu não consigo falar os vários sons e há vários caracteres para lembrar. Mas e se eu te falar que o mandarim é muito mais simples do que pensamos? E que esse idioma é tão falado pelo mundo e está crescendo tão rápido que pode te abrir portas profissionais? Aqui estão alguns motivos para aprender Mandarim!

1.2 bilhão de falantes nativos

Segundo o World o’ Meters, no momento em que estou escrevendo isso, nós temos mais de 7,6 bilhões de pessoas no mundo. Dessas, 1,2 bilhão falam mandarim como língua nativa. Isso é basicamente uma em cada seis pessoas. E convenhamos, conseguir conversar com os outros em seus idiomas nativos pode te ajudar pessoal e profissionalmente, assim com abrir um novo mundo de perspectivas e ideias.

Não é tão difícil quanto se pensa

Enquanto ficar fluente em Mandarim pode levar um tempo, ser capaz de manter uma conversa em um nível intermediário não é tão difícil assim. Como eu disse antes, mandarim é uma língua muito tonal, mas também contextual. Se você não conseguir atingir o tom certo de algumas palavras, isso não importa muito, desde que o contexto da frase ajude a todos a entender. Você também não precisa saber necessariamente escrever os caracteres. Graças à tecnologia, você consegue se comunicar em Mandarim por email e mensagens usando o Pinyin – um sistema padrão que ajuda falantes de línguas que usam o alfabeto romano. Isto está se tornando cada vez mais relevante, porque saber escrever nesse idioma demora muito e muitos falantes nativos estão optando por esse sistema.

Lembrar de todos os caracteres, pode ser um pouco difícil, mas você só precisa saber de 2.000 a 3.000 deles para ler o jornal… 2.000 a 3.000?! Eu sei o que você está pensando: decorar todos esses caracteres pode parecer exaustivo, mas é o mesmo que memorizar outros idiomas e se você começar com 10 caracteres por dia, você chegará lá em pouquíssimo tempo.

Sua carreira será impulsionada

O turismo chinês é ENORME e está ficando cada vez maior. De Vancouver ao Egito, operadores de turismo estão contratando devido ao grande número de turistas chineses. No reino dos negócios, o crescimento da classe média chinesa está criando uma nova onda de consumo e um varejo que está sedento por expansão. Que tal aproveitar isso?

Viva a cultura

A cultura chinesa tem mais de 5000 anos e o mandarim é um dos idiomas mais antigos em uso. Dito isso, essa civilização teve muito influência nas artes e nas ciências e até mesmo a arquitetura chinesa é respeitada pelo mundo. Até hoje, o idioma, a literatura, a filosofia e a política chinesa têm um importante papel no cenário global.

Expanda seus horizontes

E chegamos ao fim – atualmente, a China é o mais poderoso ator na economia global. Muitos céticos não acreditavam que o modelo “capitalista autoritário” não funcionaria, mas eles estavam errados. Conforme o Center for Economics and Business Research a China passará o PIB dos Estados Unidos em 2029 – não muito longe de hoje. A juventude chinesa, assim como a indiana, estão sentindo que cada vez mais o mundo está se tornando melhor para eles. Uma das razões é que suas economias estão crescendo muito. A China é o futuro!


Via EF

Compartilhar