Se você está por dentro da língua italiana, já deve saber que ela possui algumas características que fazem com que seja considerada por muitos uma das mais belas línguas. Por isso, preparamos uma lista de 8 coisas que tornam a língua italiana única.
A língua de Dante
Dante Alighieri foi o “pai da língua italiana”, em sua obra “A Divina Comédia” ele utiliza e desfruta ao máximo das possibilidades do seu idioma (que era o fiorentino, precursor do italiano moderno) gerando talvez uma das mais importantes obras da literatura ocidental.
21 letras
A língua italiana, apesar de ser um idioma de derivação latina, possui apenas 21 letras, são essas: A, B, C, D, E, F, G, H, I, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, Z. Mesmo assim, há palavras com as letras X ou W. Neste caso, essas são consideradas estrangeiras.
85 milhões de falantes
A língua italiana é falada em vários cantos do mundo, entre os Estados onde o italiano é língua oficial estão: Suíça; Vaticano; Malta; e algumas regiões do Leste-Europa e da África.
O idioma da música clássica
Se você gosta de ópera ou de outros tipos de música clássica, saiba que aquele idioma “cantado” e muitas vezes incompreensível é o italiano. Isso se deve ao fato de que entre o século XIX e o século XX a Itália foi o epicentro mundial da música teatral.
É o idioma do vaticano
Como é noto, o Vaticano é um pequeno Estado que se encontra bem no coração de Roma. Sendo assim, era de se esperar que a língua ali utilizada fosse o italiano. Na verdade, por muito tempo a língua oficial foi apenas o latim, mas, depois da unificação do Estado, no século XX e por razões práticas, houve a transição para a língua do bel paese.
Dialetos regionais
A Itália possui centenas de dialetos. Mesmo assim, a maioria dos italianos que falam dialetalmente conseguem entender-se mutuamente, pois quase todos esses se assemelham bastante ao próprio idioma nacional. Falamos mais sobre os dialetos italiano aqui.
160 mil vocábulos
Umas das razões que explica porque a língua italiana é tão bela é a sua riqueza de vocábulos. Estima-se que existam ao menos 160 mil palavras. Mesmo assim, não se espante. Dessas, cerca de 5000 são utilizadas com frequência no dia a dia.
Se lê como se escreve
Quem estuda a língua italiana há algum tempo já deve saber que as exceções às regras de fonéticas são poucas, por isso dizemos que o italiano “se lê como se escreve”.
E estas são apenas algumas características da língua italiana. Se quiser aprender mais sobre o italiano e sobre a cultura italiana, fique conectado ao nosso site!
Buscando um professor de italiano?
Aprenda de forma flexível e personalizada! Nós temos o professor particular que se adapta ao seu orçamento e agenda.
Ver professores de italiano