Se você procura saber Como Aprender a Falar Italiano, precisa saber que o italiano é uma língua românica falada por 60 milhões de pessoas na Itália e em outras regiões do mundo. Para aprender a falar italiano, comece com o alfabeto e aspectos básicos da gramática, procure ajuda profissional e faça uma imersão na língua, se seu objetivo for atingir a fluência.
Dominando o básico
Aprenda o alfabeto italiano
A maioria das letras do alfabeto italiano é compartilhada com o português, mas a pronúncia é um pouco diferente. As letras j (i lunga), k (cappa), w (vi/vu doppia) x (ics) e y (i greca) não fazem parte do alfabeto da língua portuguesa, mas aparecem em palavras estrangeiras. Pratique a pronúncia do alfabeto antes de aprender a pronunciar palavras inteiras.
A (a) B (bi) C (tchi) D (di) E (é) F (éffe) G (dgi) H (ácca) I (i) J (ilungo) K (cáppa) L (éllé) M (éme) N (éne) O (ó) P (pi) Q (ku) R (erre) S (esse) T (ti) U (u) V (vu) X (ics) Y (ípsilon) Z (dzéta)
Pratique expressões básicas
Aprender algumas frases básicas ajudará se você estiver na Itália, e você também pode decidir se quer seguir em frente com a língua. Se estiver familiarizado com elas, já sairá em uma posição de vantagem se decidir fazer um curso de italiano. Pratique a pronúncia dessas expressões com um sotaque italiano:
- Buon giorno (“Olá/Bom dia”).
- Ciao (“Oi/Olá/Tchau”).
- Arrivederci (“Tchau”).
- Per favore/Per piacere (“Por favor”).
- Come sta?/Come stai? (“Como você está?” [formal/informal]).
- Sto bene. (“Estou bem”).
- Scusi/Scusa (“Com licença” [formal / informal])
- Grazie (“Obrigado”)
Familiarize-se com a gramática e vocabulário
Compre um dicionário português-italiano e uma gramática para começar a entender como a língua é construída. Memorize algumas palavras básicas e pratique a pronúncia delas em voz alta, além de fazer os exercícios gramaticais, até que se sinta confortável para construir frases simples.
Comece a expandir o seu vocabulário etiquetando os itens da sua casa com o nome em italiano e pronunciando-o em voz alta quando passar por ele. Procure recursos adicionais online para praticar a gramática e o vocabulário.
Procurando ajuda profissional
Faça cursos de italiano
Inscreva-se em aulas oferecidas por universidades e faculdades locais. Procure também escolas especializadas em línguas estrangeiras, que geralmente oferecem programas intensivos feitos para pessoas que querem aprender outra língua rapidamente. Além disso, verifique os cursos online, já que estes costumam ser menos caros do que os presenciais.
Faça o dever de casa. Não faz sentido fazer um curso de italiano se não pretende fazer todos os deveres e exercícios. Eles podem parecer entediantes, mas são essenciais, já que são necessárias horas e horas de prática para aprender uma nova língua.
Participes das discussões em aula. Levante as mãos para responder às perguntas do professor. Falar em voz alta sempre que possível e receber feedback sobre a sua pronúncia faz com que você melhore muito mais rápido do que se ficar apenas escutando em silêncio, no fundo da sala.
Contrate um professor particular
Para aprender uma língua nova, é essencial o acompanhamento de um professor particular que o ajude a aproveitar o máximo das aulas do curso. Mesmo que não esteja fazendo um curso, considere contratar um professor que o encontre algumas vezes na semana e ofereça a instrução que você precisa para aprender italiano de maneira eficaz.
Verifique o mural da sua universidade e procure alunos graduados ou proficientes em italiano que estejam oferecendo aulas particulares. O departamento de línguas da universidade também pode disponibilizar uma lista de tutores disponíveis para os alunos.
Se não for vinculado a uma universidade, procure online por tutores que ofereçam aulas de italiano. Você pode até aprender com uma pessoa que esteja na Itália via Skype ou outro programa de vídeo.
Imersão na língua italiana
Conecte-se com pessoas que falam italiano
Converse com estudantes em níveis mais avançados ou faça amigos que tenham fluência na língua. Esta é a melhor maneira de aperfeiçoar suas habilidades linguísticas, já que é impossível ter esse tipo de prática com um livro ou outro recurso educacional.
Comece um grupo de debates em italiano que se encontre algumas vezes na semana. O objetivo deve ser falar apenas em italiano por cerca de uma hora. A conversa pode seguir um tópico determinado ou fluir livremente.
Planeje diferentes passeios com falantes de italiano para praticar a língua em contextos variados. Por exemplo, você pode ir para um museu e discutir a arte em italiano.
Encontre uma maneira de falar italiano por pelo menos meia hora por dia. Mesmo nos dias em que você não se encontrar com o grupo, ligue para um amigo e converse em italiano por um tempo. Encontre o seu professor e converse sobre as aulas em italiano. Pratique tanto quanto puder.
Consuma a mídia italiana
A imersão na mídia é uma boa maneira de aperfeiçoar suas habilidades e adquirir um entendimento mais profundo da língua italiana através da cultura pop e outros contextos. Alugue filmes italianos e assista-os sem legendas ou com as legendas em italiano, ouça música italiana também. Concentre-se em entender a língua. Logo, você começara a compreender o que os atores estão dizendo. Outra boa alternativa é ler jornais da Itália com assuntos atuais.
Estude italiano na Itália
Se quiser ser fluente na língua, nada substitui estudá-la na própria Itália, por quanto tempo puder. Para atingir a fluência podem ser necessários muitos anos, mas até mesmo uma estadia de seis meses a um ano vai melhorar drasticamente as suas habilidades linguísticas.
Procure oportunidades de intercâmbio oferecidas por sua faculdade ou universidade. Você pode conseguir passar um semestre ou um ano estudando na Itália.
Se não for vinculado a uma instituição de ensino, procure por oportunidades de emprego na Itália. Estrangeiros podem trabalhar com programas interessantes como de arte e agricultura orgânica, entre outros.
Quando estiver na Itália, fale em italiano. Não seja atraído para os falantes de português que você vai inevitavelmente encontrar. Muitos italianos com boa intenção podem pensar que você prefere falar em sua língua nativa, mas você deve continuar falando em italiano, de maneira educada, mesmo que seja difícil no início. Com tempo e prática, você vai começar a internalizar a língua e conseguirá falar com fluência.
Fonte: Como aprender italiano
Buscando um professor de italiano?
Aprenda de forma flexível e personalizada! Nós temos o professor particular que se adapta ao seu orçamento e agenda.
Ver professores de italiano