Os melhores aplicativos para aprender idiomas

Pesquisas apontam que o brasileiro passa em média quatro horas e 48 minutos do dia utilizando o smartphone, mas como será que utilizamos este tempo?

Que tal utilizar alguns destes minutos para aprender um novo idioma? É possível estudar e aproveitar momentos em trânsito, dentro do ônibus, antes de dormir ou até no fim de semana, para aprender outro idioma.

É claro que não é fácil, e nem do dia para noite que se aprende um idioma, mas dezenas de aplicativos podem facilitar a sua vida e ajudar a dar os primeiros passos ou mesmo melhorar suas habilidades em qualquer idioma.

Para quem tem necessidade ou vontade de aprender uma nova língua, não há mais mistérios, basta ir à loja de aplicativos de seu smartphone, instalar alguns e começar.

Com esses aplicativos, você pode ganhar, pelo menos, uma noção básica de uma outra língua – e sem gastar nada (ou quase nada) por isso.

AnkiApp (ankiapp.com)

Bab.la (bab.la) [Grátis] – O portal de línguas bab.la é uma plataforma online para amantes de idiomas e uma comunidade online de cidadãos globais. São 44 dicionários para 28 idiomas, artigos sobre a vida no exterior, jogos e testes relacionados a idiomas, conjugação de verbos para 12 idiomas e muito mais.

Babbel (babbel.com) [Pago] – Trata-se de um software de aprendizagem de idiomas online e plataforma e-learning. Os cursos seguem o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e possuem foco em diversos níveis, do básico ao avançado, e são divididos por temas. É possível experimentar gratuitamente.

Beelingua (beelinguapp.com) – Este aplicativo permite que você leia e ouça histórias em diferentes idiomas (e em duas línguas ao mesmo tempo), um método que pode ser muito divertido, interessante. Possui versão gratuita e paga.

Busuu (busuu.com) [Pago] – Ferramenta online para aprendizado de idiomas, que conta com uma versão grátis e uma paga, tanto para PC quanto para Smartphone.

Clozemaster (clozemaster.com) – A proposta é permitir o alcance de fluência em qualquer língua através da exposição em massa a vocabulário e de gamification, que trata-se de aplicar conceitos de jogos à contextos de aprendizagem. Possui exercícios, testes e avaliações compostas por trechos de textos onde palavras são removidas e o usuário é convidado a preencher as lacunas.

Curso Prof Kenny (profkenny.com.br) [Pago] – Aprenda inglês com Professor Kenny, que possui mais de 20 anos de experiência na área. O aplicativo avalia sua compressão oral e escrita, avalia sua pronúncia e ajuda a ampliar seu vocabulário. O aplicativo é pago.

Drops (languagedrops.com)

Duolingo (duolingo.com) [Grátis]

Easy ten (easyten.ru)

Falou (falou.app) [Pago] – A proposta deste aplicativo é ensinar inglês usando conversação em áudio, o app sugere frases para o usuário gravar e completar diálogos de situações do dia-a-dia e um serviço de inteligência artificial identifica se a pronúncia está correta ou não. Possui versão gratuita de teste por 7 dias.

FluentU (fluentu.com)

Google Translate (translate.google.com.br) – O serviço gratuito do Google traduz instantaneamente palavras, frases e páginas da Web entre o inglês e mais de 100 outros idiomas.

HelloTalk (hellotalk.com) [Grátis] – Este é um aplicativo de conversa, tipo o WhatsApp, que facilita o aprendizado do inglês e outras dezenas de línguas ao criar um canal de conversação entre pessoas de vários países. Os recursos incluem tradução e correção de textos escritos, tradução por reconhecimento de voz e várias outras funções que podem ser ativadas dentro das conversas.

HiNative (hinative.com) – Comunidade para aprendizado de idiomas através de perguntas e respostas. Pode fazer perguntas como, “Como se diz isto em inglês?” “Qual é a diferença entre estas palavras?” “A minha pronúncia está correta?” E em troca, pode ensinar a outros usuários a sua própria língua nativa.

Idiomus (idiomus.com) – Estude inglês aprendendo algo novo todo dia, através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional, disponibilizados em um formato específico para você praticar inglês.

iTalki (italki.com)

Language Tool (languagetool.org)

Lingualeo (lingualeo.com) – Comunidade com recursos para aprender inglês: podcasts e clipes originais, vídeos e artigos. Estes recursos o ajudarão a dominar regras gramaticais, expandir seu vocabulário e melhorar suas habilidades de leitura e compreensão oral.

Lyrics Training (lyricstraining.com)

Memrise (memrise.com)

Mindsnacks (mindsnacks.com)

Mondly (mondly.com)

MosaLingua (mosalingua.com)

Quizlet (quizlet.com)

Reverso Context (context.reverso.net)

Rocket Languages (rocketlanguages.com)

Rosetta Stone (rosettastonebrasil.com)

Speaky (get.speaky.com)

Tandem (tandem.net)

Tinycards (tinycards.duolingo.com) [Grátis] – Dos mesmos criadores do Duolingo, este aplicativo permite aprender um outro idioma por meio de cartões. O usuário estuda com o auxílio de fotos e desenhos, facilitando a memorização das palavras. Todos os recursos são totalmente gratuitos.

Triplingo (triplingo.com)

Yask (yask.ai)

50languages (50languages.com)