Como evoluir no aprendizado de um idioma?

Como evoluir no aprendizado de um idioma?

Muitos estudantes devem se fazer essas mesmas perguntas: Como evoluir no aprendizado de um idioma? Será que estou no caminho certo nos meus estudos?

Acredito que essa dúvida surja em algum momento na vida de todos, quando pensamos no aprendizado de algum assunto novo ao qual temos interesse em aprendê-lo, seja ele idiomas, matemática, e por aí vai.

Sou estudante da língua inglesa há alguns anos, e devo dizer que já li artigos sobre metodologias de estudo e diversas técnicas e hábitos de aprendizado. Já utilizei ao decorrer do tempo algumas dessas técnicas que fizeram sentido para mim e outras que não fizeram diferença no meu aprendizado. O que quero dizer é que não existe a técnica certa ou errada, mas sim a que mais se enquadre em seu perfil. Sendo assim, posso afirmar que essas técnicas só irão te fazer evoluir se você estiver pronto e comprometido a aprender. É como aquela antiga frase: “Toda recompensa exige sacrifício”.

Ao estudar um idioma você normalmente consegue perceber sua evolução quando você precisa de fato utilizá-lo, e é nesse ponto que você se pergunta se está estudando de forma correta, e se a metodologia utilizada vai ou não te fazer alcançar o seu objetivo. E esse é o ponto crucial, onde paramos e analisamos onde chegamos e se vale a pena seguir nesse caminho.

O que me motiva a aprender?

Aprender um idioma tem relação com buscar conhecer e ter a curiosidade em aprender, ou seja, conhecer sobre a cultura dos países que falam aquela determinada língua. Eu por exemplo, comecei meus estudos na língua inglesa, porque tinha interesse em entender as musicas que eu gostava na infância e adolescência e os filmes e séries que assistia na TV. Estudar inglês no meu caso se tornou algo prazeroso, onde até hoje busco contato diário com o idioma.

Possuo amigos que brigam diariamente com o aprendizado de uma nova língua, mas nunca nem sequer tentaram conhecer parte da cultura, fazendo com que eles tivessem dificuldades em aprender. Por isso, não briguem com o idioma! Brigar com idioma faz com que o aprendizado se torne uma obrigação e isso vale para qualquer tema que você queira aprender.

Desenvolver interesse pela cultura de determinado país, onde a língua que você quer aprender é falada, é uma técnica que poderá tornar o aprendizado mais prazeroso. Outra técnica que aprendi é que ao estudar uma língua você deve testar e estudar todas as suas habilidades, seja: escrita, fala, audição e leitura.

Essa foi uma das técnicas que mais fizeram meu inglês evoluir, principalmente a parte escrita, onde eu não conseguia sair do nível intermediário e avançar para uma escrita mais culta. É muito comum até o nível intermediário (também conhecido como: estágio do conhecimento de sobrevivência), você focar na habilidade que você mais tem facilidade.

Use e abuse da tecnologia ao seu favor. Utilize a tecnologia de forma inteligente, se você é mais auditivo e também gosta de música use apps que possam te ajudar a aprender o idioma com músicas, como por exemplo o app lyricstraining ou até mesmo podcasts.

E por fim, mas não menos importante pratique o máximo que puder, seja pessoalmente em encontros (meetups), viagens, com amigos, na escola ou ainda se você é uma daquelas pessoas viciadas em redes sociais, melhor ainda HAVE FUN nas comunidades.

Por Juliana Carvalho